Primeira edição do Pint Of Science em Santa Maria reúne mais de 950 pessoas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/05/2019

O Pint of Science, na sua primeira versão em Santa Maria, contou com um público de mais de 950 pessoas nos três dias de evento, considerando o público presente nos dois bares que sediaram o evento.

No primeiro dia de festival, o Bar Biroska foi sede das discussões sobre a convivência do humano com os insetos e com as flores. “Insetos X Humanos: uma convivência de conflitos” foi abordada pelo Prof. Dr. Jerson Carus Guedes. Posteriormente, a temática voltou-se à questão das “Flores para todos: do Reino Unido para o Brasil” através da fala do Prof. Dr. Nereu Augusto Streck.

Já no Bar Paiol, os assuntos trataram sobre a juventude e o envelhecimento saudável. O primeiro tema, apresentado pela Profa Dra Ivana Beatrice Mânica da Cruz, questionou sobre “A fonte da juventude existe?”. Já o Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta instigou o público sobre “E aí meu velho? Vamos envelhecer saudável?”.

No segundo dia de evento, o público que prestigiou o Pint of Science no Bar Paiol acompanhou a palestra que teve como temática as questões referentes às mudanças climáticas. Apresentada pelo Professor Dr. Otavio Costa Azevedo, o assunto levantou o questionamento “Uma viagem no tempo: as mudanças climáticas são recentes?”. Na sequência, foi a vez da Professora Dra Nathalie Tissot Boiaski perguntar e responder: “O clima esquentou? O que temos a ver com isso?”.

Os assuntos no Bar Biroska trataram questões como a disseminação de informações falsas e o uso de dados privados pelas empresas a partir das redes sociais. A primeira fala foi do Professor Doutorando Iuri Lammel Marques, que tratou do tema “Fake News: estamos sendo manipulados?”. Completando a discussão, o Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan levou o foco para a questão “Insegurança nas redes: algoritmos, ferramentas e práticas”.

Na terceira e última noite de Pint Of Science em Santa Maria, as pessoas que estavam no Bar Biroska acompanharam o assunto da noite que foi a nanociência e as nanotecnologias. Quem abriu a noite foi a Professora Dra Solange Binotto Fagan, Vice-Reitora da Universidade Franciscana que apresentou o projeto “O admirável mundo nanométrico” dando foco para a presença da nanotecnologia em produtos e equipamentos.

Ainda, a palestrante trouxe para exposição ao público a Casa Nano que mostra as várias presenças da nanotecnologia e seus diferentes usos nos ambientes que compõem uma casa. Após, a abordagem sobre “O que os olhos não veem, mas nosso coração pode sentir” foi da Professora Dra Aline Ferreira Ourique, num foco sobre a presença de nanotecnologia na produção e consumo dos alimentos.

Já no Bar Paiol, a temática da noite passou por extremos: da depressão à felicidade. A primeira palestra da noite, na fala do Professor Dr. Guilherme Varga Bochi, iniciou com o questionamento: “Depressão: o mal do século?”. Após, o Professor Dr. Dejalma Cremonese trouxe um outro olhar através da palestra “Em busca da felicidade: aspectos éticos e filosóficos”. 

O público se fez presente e participativo em todas as noites de festival, especialmente na última noite de palestras, fazendo questionamentos e olhando de perto a Casa Nano, buscando informações sobre o uso da nanotecnologia em materiais e equipamentos que fazem parte dos diferentes cômodos. 

Entre olhares interessados e conversas, o público comprou a ideia do festival, aproveitando as palestras, a oportunidade de conversar sobre ciência na mesa do bar, além de curtir o ambiente e o encontro entre amigos.

O Pint of Science envolveu a cidade, que abraçou o evento através da realização pelas duas maiores instituições de ensino superior, Universidade Franciscana e Universidade Federal de Santa Maria, além da cobertura da imprensa, dos patrocinadores, apoiadores e palestrantes que desde o início acreditaram na proposta. Nas avaliações já foram identificados muitos outros assuntos a serem abordados nas próximas edições e palestrantes com interesse em participar. 

O festival aconteceu em três dias seguidos, em todo o mundo de forma concomitante. O Pint of Science é o maior festival de divulgação de ciência que ocorre no mundo. Ele tem por objetivo levar os cientistas para perto do público leigo para conversarem sobre desenvolvimentos científicos contemporâneos de uma forma interessante, divertida, envolvente e acessível, em um ambiente descontraído de bares das cidades. Santa Maria está entre as 89 cidades brasileiras que realizaram o evento este ano.

A organização desta primeira edição do Pint Of Science em Santa Maria ficou por conta da Universidade Franciscana e da Universidade Federal de Santa Maria. A parceria e atuação de profissionais na cobertura e organização da atividade foi totalmente voluntária e em prol da ciência, já que o evento não tem fins lucrativos. 

Da Universidade Franciscana, professores participaram da organização e falaram sobre temas que giram em torno das suas linhas de pesquisas científicas. Além disso, o curso de Jornalismo da UFN foi bastante ativo, pois ficou responsável na cobertura das três noites de evento, junto de jornalistas formados pela IES, que também vestiram a camisa do Pint Of Science. 

Na organização estavam as professoras da UFN, Fabiana Pereira, Minéia Weber Blattes, Alethéia Bajotto e Solange Binotto Fagan, e a técnica administrativa do setor de eventos da IES, Tayná Dalcin. Como palestrantes, além de Solange, também participaram os docentes Aline Ourique, Iuri Lammel Marques e Alexandre Zamberlan. 

Na cobertura colaborativa participaram os egressos, jornalistas Tayná Lopes, Deivid Pazatto e Paola Saldanha e da estudante de jornalismo da UFN Natalia Arantes. As fotografias ficaram por conta das estudantes integrantes do Laboratório de Fotografia e Memória da UFN, acadêmicas Laura Gomes e a Beatriz Bessow e das jornalistas Bianca Pereira, Tayná Lopes e Laura Gomes. 

A Universidade Franciscana agradece os professores, estudantes e egressos da IES, e os bares da cidade que participaram e contribuíram para que o Pint Of Science 2019 fosse esse sucesso. 


*Com informações da Assessoria de Imprensa Pint Of Science/Santa Maria
Imagens: Bianca Pereira, Tayná Lopes, Beatriz Bessow, Laura Gomes


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação