PPGECIMAT realizou sua III Semana de Pesquisa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/10/2021

“Neste período de Pandemia houve uma separação apenas física, já que nós continuamos o trabalho todo de forma remota durante o ano passado. Mas nada como o presencial, por isso escolhemos este tema que norteia este primeiro evento que marca nosso encontro presencial fora do ambiente de aula”, explica a professora Thais do Canto-Dorow, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) sobre a III Semana de Pesquisa realizada nos dias 21 (quinta-feira) e 22 (sexta-feira).

Com o tema ‘Sem a barreira das telas: o esperado reencontro’, a Semana de Pesquisa foi pensada pelo PPGECIMAT da Universidade Franciscana (UFN) foi pensada para integrar docentes e discentes, tendo em vista o desenvolvimento dos projetos realizados no Mestrado e Doutorado. Este, que é um evento interno, que contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos ingressantes nos anos de 2019 e 2020. A programação de atividades também contou com o lançamento de cinco livros que são produções do PPGECIMAT.

As apresentações ocorreram de maneira presencial e a distância, com transmissão on-line e ao vivo, dos discentes que moram em outros Estados ou que estão em outros países devido às bolsas internacionais proporcionadas pela UFN, exemplo é a doutoranda Raquel Tamiosso, da Universidade de Twente (Holanda). Ou, como foi o caso do Dr. Jean-Claude Régnier, que é professor-colaborador do PPG e trabalha na Universidade de Lyon (França).

O evento que contou com um momento de abertura feito pela coordenadora do Programa de Pós-graduação, Thais do Canto-Dorow e pelo coordenador adjunto, o professor Leonardo Dalla Porta. Ao total, 27 projetos de dissertação e tese foram apresentados durante a III Semana de Pesquisa com a finalidade de promover discussões acadêmicas, possibilitando a construção coletiva de saber. Dentro da linha de formação de professores, foram 14 trabalhos e outros 13 na linha de ensino e aprendizagem.

Atualmente o PPGECIMAT conta com 75 alunos que desenvolvem pesquisas sob a orientação de um corpo docente formado por mais de 20 profissionais que estão distribuídos no Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em linhas que atendem as áreas de Física, Matemática, Pedagogia, Química, Biologia e áreas afins.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN