PPGECIMAT participou de Jornada Interdisciplinar para formação em Educação Patrimonial Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/12/2022

A Universidade Franciscana (UFN) esteve presente na ‘IV Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial’, por meio de oficinas ministradas por docentes e doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT). O evento ocorreu na última sexta-feira (2), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e teve como temática geral a ‘Paleontologia no Geoparque Quarta Colônia: das rochas à sala de aula’.

Temas variados foram abordados pelos representantes da UFN durante as oficinas. ‘Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: o ensino em espaços não escolares’ foi discutido pelo doutorando do PPGECIMAT, Nícolas de Souza, e pela professora do curso de Pedagogia e PPGECIMAT, Rosemar Vestana. Já a doutoranda Veridiana Pereira Carvalho, abordou o assunto ‘Centro de Pesquisas Genealógicas/Ciência e Cultura para Escola: Anos Finais do Ensino Fundamental’.

O professor Leonardo Dalla Porta, coordenador adjunto do PPGECIMAT e professor de Matemática e Estatística, discutiu sobre ‘Educação Financeira com planilhas eletrônicas: um fio condutor para o ensino'. Fechando a participação da UFN no evento, a doutoranda Alana Rodrigues e a professora de Pedagogia Greice Scremin, abordaram o tema ‘A Bela Polenta e a Aprendizagem Baseada em Projetos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental’.

A coordenadora do PPGECIMAT, professora Thais do Canto-Dorow, enfatiza a importância da cooperação e integração institucionais entre UFN e UFSM, com o foco na formação de professores dos nove municípios que fazem parte do ‘Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO’: “Esse evento foi fundamental para destacar o papel do professor como disseminador de conhecimento e sensibilização ambiental, em prol do desenvolvimento regional”. O evento ainda contou com um momento cultural protagonizado pelo grupo teatral Frotole del Baracon.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/PPGECIMAT