PPGECIMAT desenvolve e aperfeiçoa competências e práticas educativas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/11/2022

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática  (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN) engloba os cursos de Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado com a finalidade o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva profissional docente. Além de promover investigações sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

A Coordenadora do PPGECIMAT, professora Thaís do Canto Dorow, explica que a modalidade Profissional busca qualificar professores já atuantes no mercado de trabalho, oportunizando a busca de melhorias na prática do seu cotidiano. Aqui o mestrando pesquisa e elabora um produto educacional, que será aplicado e testado em contexto real. Já a modalidade Acadêmica também busca formar profissionais atuantes ou não, preparando-os para a docência e para a pesquisa acadêmica, através de um trabalho com o objetivo de produzir resultados com vistas ao aprimoramento do ensino. Ambas formações têm 2 anos de duração.

MESTRADO PROFISSIONAL

Mestrado Profissional é visa o aprofundamento de estudos e a proposição de alternativas para a qualificação do ensino no contexto social de abrangência do curso; além de contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional; e integrando conteúdos curriculares à teorias de aprendizagem e de metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação.

MESTRADO ACADÊMICO

Com um direcionamento para a capacitação no desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica, o Mestrado Acadêmico habilita os futuros Mestres na realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores; também oferecendo consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.

DOUTORADO

Já o Doutorado, com duração de 4 anos, é destinado aos profissionais Mestres em uma das áreas citadas anteriormente ou na área de Ensino Ciências e Matemática ou em Educação a fim de formar Doutores que atendam a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa. O curso forma profissionais que atendam às demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, no objetivo de consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do Programa.

No PPGECIMAT duas Linhas de Pesquisas são abordadas. A primeira delas é a Formação de professores em Ciências e Matemática onde são investigadas as trajetórias de formação docente e discente, envolvendo a construção de saberes e fazeres específicos e pedagógicos; o processo de mediação e interação em sala de aula; a aprendizagem docente e da docência; a produção dos saberes específicos e profissionais, acadêmicos e escolares em Ciências e Matemática. A segunda Linha de Pesquisa trata do Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática ao desenvolver investigações de cunho interdisciplinar sobre a organização e inovação no ensino dessas áreas e suas repercussões no currículo escolar. Entre suas abordagens metodológicas, destacam-se a modelagem matemática, a resolução de problemas, a análise de erros, o uso de jogos e materiais instrucionais e o emprego de softwares específicos para a área.

Corpo docente com formação multidisciplinar, que atende as diferentes áreas que o Programa abrande, matriz curricular diversificada, constituída por disciplinas específicas”, ressalta a Coordenadora sobre os principais diferenciais do PPGECIMAT. Além disso, ela ainda cita a oferta de disciplinas em horário concentrado, a cooperação com instituições de ensino nacionais e internacionais, o acompanhamento de egressos e a infraestrutura física e tecnológica moderna. O programa ainda possui Conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o que abre inúmeras possibilidades, como pleitear bolsas de estágio no exterior.

COMO INGRESSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO

Destinado aos profissionais graduados em diversas áreas de atuação, os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado (Acadêmico e Profissional) e o Doutorado da  UFN estão com Edital aberto para a realização da inscrição até o dia 30 de dezembro, o investimento é de R$ 50,00 e podem ser feitas neste site. A divulgação dos selecionados será no dia 4 de janeiro de 2023 e as aulas, que são presenciais, estão programadas para iniciarem em 14 de março.

Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Relatório de Avaliação dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu 2017-2020, trouxe resultados positivos ao estabelecer conceitos 5, 4 e 3 aos Programas de Pós-Graduação da UFN. A avaliação foi realizada em três dimensões: Estrutura do programa de Pós-graduação; Formação docente e discente; além do Impacto do Programa na Sociedade, com resultando em uma nota de 1 a 5 em cada categoria.

Egressos formados em cursos de Graduação ou Pós-graduação Stricto Sensu da UFN têm direito a 10% de desconto na mensalidade de cada curso escolhido. Há, também, a possibilidade de bolsas através da CAPES, FAPERGS ou Órgãos de Classe e de financiamentos que podem ser consultadas nas páginas dos cursos.