PPG Nano estuda assuntos voltados para o avanço tecnológico do País Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/11/2022

O Programa de Pós-graduação em Nanociências (PPGNano) da Universidade Franciscana (UFN) está embasado no desenvolvimento de conhecimentos pautados em Biociências e Nanomateriais, que são considerados temas estratégicos na consolidação tecnológica do País associados à Nanotecnologia. Essas áreas constituem-se em uma única nova área interdisciplinar do conhecimento, situada nas fronteiras da Física, Química e Biologia, perpassando metodologias que empregam ferramentas matemáticas e computacionais, assim como aquelas da área da saúde. O Mestrado Acadêmico e o Doutorado são os únicos do Brasil que se destacam pela interdisciplinaridade voltada na resolução de problemas a partir do uso de técnicas teóricas e experimentais embasadas nos temas norteadores das formações.

O Mestrado Acadêmico, com a duração de 2 anos, capacita o profissional para a atuação docente em nível superior e a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Já os estudos no Doutorado têm a conclusão em 4 anos. Ambos estudam conhecimentos situados nas fronteiras da Física, Química, Biologia, Farmácia, Biomedicina e Engenharias, além de perpassar metodologias que empregam ferramentas matemáticas e computacionais.

No PPGNano, os andamentos dos estudos estão classificados em duas linhas pesquisa . A primeira, ‘Desenvolvimento e caracterização de sistemas bioativos e nanoestruturais’, refere-se ao estudo e aplicação de materiais nanoestruturados, que podem ser novos compostos químicos ou substâncias bioativas. Já a segunda, ‘Modelagem e simulação de biossistemas e nanomateriais’, refere-se à modelagem e simulação computacional de sistemas nanoestruturados.

Segundo o professor William Leonardo da Silva, Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Nanociências, o programa conta com um corpo docente qualificado de destaque nacional e internacional, bem com uma infraestrutura moderna, responsáveis para realização de forma integrada de pesquisas que possibilitem inovações tecnológicas na área de Biociências e Nanomateriais. O PPG Nano possui um canal no YouTube chamado NanoNetwork, onde são apresentados uma série de palestras com diferentes pesquisadores com o caráter de divulgar a Nanociência e a Nanotecnologia, além de auxiliar quem possui dúvidas sobre o programa.

Estudo inédito aponta impacto das pesquisas do PPGNano da UFN

Este ano, para celebrar os 15 anos de implantação do Mestrado e 10 anos do Doutorado, foi divulgado um estudo inédito sobre o impacto nacional e internacional de sua produção científica. Apontando a integração quantitativa e qualitativa dos mais de 387 trabalhos publicados pelos seus 14 docentes nos anos de 1998 a 2021.

Em parceria com a empresa Science in Data foi realizado um censo científico, por meio de uma avaliação cientométrica, em fontes de pesquisa de artigos publicados pelos professores em revistas indexadas em uma das mais utilizadas fontes de dados científicos internacionais, a Web of Science. A partir desta análise detalhada, foram observados diferentes nichos e maturidades de desenvolvimento científico, sendo habilitados para conceber, sintetizar, produzir, realizar avaliações toxicológicas, discutir o impacto na sociedade e disseminar o conhecimento adquirido.

A pesquisa também demonstrou o alto índice de produções bibliográficas que resultaram no total de 901 artigos completos publicados em periódicos, 1961 resumos publicados em Anais de eventos, 728 apresentações de trabalhos, 369 trabalhos publicados em Anais de eventos, 7 livros e 47 capítulos de livros. Além de produções técnicas que resultaram em 102 trabalhos, 7 patentes/registros e 2 programas de computador.

Destinado aos profissionais graduados em diversas áreas de atuação, os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado e o Doutorado da UFN estão com Edital aberto para a realização da inscrição até o dia 30 de dezembro, o investimento é de R$ 50,00 e podem ser feitas neste site. A divulgação dos selecionados será no dia 4 de janeiro de 2023 e as aulas, que são presenciais, estão programadas para iniciarem em 14 de março.

Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Relatório de Avaliação dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu 2017-2020, trouxe resultados positivos ao estabelecer conceitos 5, 4 e 3 aos Programas de Pós-Graduação da UFN. A avaliação foi realizada em três dimensões: Estrutura do programa de Pós-graduação; Formação docente e discente; além do Impacto do Programa na Sociedade, com resultando em uma nota de 1 a 5 em cada categoria.

Egressos formados em cursos de Graduação ou Pós-graduação Stricto Sensu da UFN têm direito a 10% de desconto na mensalidade de cada curso escolhido. Há, também, a possibilidade de bolsas através da CAPES, FAPERGS ou Órgãos de Classe e de financiamentos que podem ser consultadas nas páginas dos cursos.