PPG em Nanociências da UFN se destaca em colaboração com pesquisadores internacionais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/05/2021

As interações, colaborações e parcerias são práticas de extrema importância para o crescimento e a visibilidade dos programas de pós-graduação, pois permitem a realização de estudos de elevado impacto e abrangência. Desse modo, a internacionalização vem se caracterizando como uma valiosa ferramenta ao desenvolvimento de pesquisas de qualidade e alto impacto, além da formação de recursos humanos junto ao Programa de Pós-graduação em Nanociências (PPG Nanociências), da Universidade Franciscana (UFN).

Esta troca de experiências e a união internacional com propósitos em comum estão se tornado uma prática evidente no âmbito acadêmico. Os grupos de pesquisa ligados ao PPG em Nanociências estão obtendo sucesso na produção intelectual de caráter internacional. De acordo com um dos docentes da UFN presentes neste processo, o professor Dr. Alencar Machado, essas interações estão fortalecendo os vínculos e colaborações existentes com diferentes universidades do exterior e fortalecem a continuidade das diversas pesquisas que estão em desenvolvimento por mestrandos e doutorandos do Programa.

Algumas produções intelectuais internacionais têm sido resultado de colaborações entre docentes e discentes do PPG em Nanociências com grupos de pesquisa estrangeiros como o Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irlanda, México e Portugal. Confira:

Brasil - Canadá
Artigo intitulado ‘Acaí (Euterpe oleracea Mart.) as a Potential Anti-neuroinflammatory Agent: NLRP3 Priming and Activating Signal Pathway Modulation’
Um estudo desenvolvido com discentes e docentes do PPG EM Nanociências com a professora Michele Rorato Sagrilo, estudantes de iniciação científica e em conjunto com a professora Francine Cadoná, que compõem o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN e vinculado também ao professor Alencar Machado. O projeto contou com o grupo de pesquisa da professora Dra. Ana Cristina Andreazza da University of Toronto/Canadá.

Brasil - Espanha
Artigos ‘UVB photoprotective capacity of hydrogels containing dihydromyricetin nanocapsules to UV-induced DNA damage’ e ‘Protective effect of guarana-loaded liposomes on hemolytic activity’
Os artigos foram desenvolvidos pela Profa. Patrícia Gomes em parceria com as professoras Maria Pilar Vinardell e Monteserrat Mitjans da Universitat de Barcelona, ambas no periódico Colloids and Surfaces B-Biointerfaces.

Brasil - Estados Unidos
Artigo ‘Activity of free and liposomal antimony trioxide in the Acute Promyelocytic Leukemia cell line NB4’
A produção deste artigo foi uma parceria firmada no exame de qualificação do doutorado Altevir Rossato Viana e do professor Sérgio Mortari. Como avaliadora participou a Dra. Luciana Yamamoto de Almeida, do National Institutes of Health, National Institute of Dental and Craniofacial Research, Bethesda, Estados Unidos.
Essa publicação também integra a tese de doutorado do biomédico Altevir Rossato Viana, com orientação do professor Sergio Roberto Mortari e coorientação da professora Luciana Krause, no PPG em Nanociências da UFN.

Brasil - Índia
Artigo intitulado ‘A novel and green extraction strategy for sensitive determination of phthalates in aqueous samples: Analytical and computational studies’
Recentemente publicado na revista de alto impacto científico, Microchemical Journal, a produção teve início no ano de 2020 com a professora Solange B. Fagan e a pós-doutoranda e egressa do PPG em Nanociências, Dra. Mariana Z. Tonel, com colaboração científica com o professor Shivender Singh Saini da Índia.

Brasil - Irlanda
A produção ‘Agro and industrial residues: Potential raw materials for photocatalyst development’
O artigo é fruto da parceria entre o professor William Leonardo da Silva com a Ulster University e o Nanotechnology and Integrated Bioengineering Centre da Irlanda do Norte, sob a supervisão do professor John Anthony Byrne, no periódico internacional Journal of Photochemistry & Photobiology.

Brasil - México
Estudo sobre a atividade citotóxica de proteínas, denominadas parasporinas, obtidas da fermentação de Bacillus thuringiensis, contra células de câncer de mama MCF-7 e células mononucleares de sangue periférico humano. Uma produção realizada pela professora Michele Rorato Sagrillo, em parceria com a Universidad Del Papaloapan - México, em conjunto com os pesquisadores Miguel Angel Peña Rico e Ana Karin Navarro Martinez.
Pesquisa com as parasporinas de Bacillus thuringiensis. Confirmando o poder de atuar seletivamente contra uma ampla variedade de linhagens de células cancerígenas, evitando sua proliferação por mecanismos como apoptose e necrose. É um estudo realizado pelos professores Michele Rorato Sagrillo, Aline Ferreira Ourique e Alencar Kolinski Machado, também em parceria com pesquisadores da Universidad Del Papaloapan - México.

Brasil - Portugal
Artigo intitulado ‘Lipid-core nanocapsules containing simvastatin improve the cognitive impairment induced by obesity and hypercholesterolemia in adult rats’
Produzido pela professora Virginia Cielo Rech, em parceria com o egresso do PPG em Nanociências, Ricardo Lorenzoni, que hoje atua no CNC-Center for Neuroscience and Cell Biology, Faculty of Medicine, University of Coimbra - Portugal.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagem: Divulgação/ASSECOM