PPG em Nanociência registra primeira patente tecnológica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/03/2020

Texto: Carlos Spall / Jornalista UFN
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo UFN

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial expediu certificado de registro, tipo patente, do software “Tomada de Decisões em Nanociências”, elaborado pelo professor da Universidade Franciscana, Lissandro Dornelles Dalla Nora, representando o Programa de Pós-graduação em Nanociência da UFN. A autenticação do produto é resultado de sua tese de Doutorado, que defende para qualificação o título: “Mensuração de desempenho competitivo de Nanomateriais aplicados a cosméticos”, no final do mês de março.

Conforme o docente, o programa busca apoiar o processo na tomada de decisão de empresas, que possuem conhecimento sobre os benefícios que o uso de nanotecnologia pode trazer para sua produção, mas ainda possuem dúvidas em algumas das etapas de produção. Ele destaca-se então pela capacidade de transformar modelos de negócios de forma profunda, com o uso da ciência, porque a relação de todo o processo produtivo, desde a seleção da matéria-prima, a matriz produtiva, o processo de consumo, e pós-consumo são analisados.

“Na medida que o profissional vai nos passando informações pelo software, conseguimos identificar o que precisa ser aprimorado, como o desenvolvimento da pesquisa, melhoria nos produtos ou processos direcionados à Nanociência”, esclareceu Lissandro, ressaltando que como resultado do processo, os módulos apresentam o que precisa ser aprimorado em cada etapa, dando agilidade e viabilidade ao uso “nano”.

A tese discorre também sobre a tendência mundial das empresas buscarem a Nanociência promovendo valor de mercado, qualidade e menor custo para os produtos. Por sua vez, há poucas pesquisas direcionadas para área, o que gera insegurança para o investidor.

“Trabalhamos com cinco dimensões: tecnológica, social, econômica, institucional e ambiental. Ao cruzar as informações, indicamos o aprimoramento necessário para empresa. Assim, reduzimos risco, tempo no desenvolvimento do produto, e promovemos a Nanociência ao nosso cotidiano, o qual chega para nós por meio dos produtos, por exemplo”, comentou Dalla Nora.

O Software “Tomada de Decisões em Nanociências” é a primeira patente do Programa de Pós-graduação em Nanociência. A vice-reitora da UFN, e também orientadora de Lissandro na tese, professora Solange Binotto Fagan, pontua que a Universidade se apresenta de forma madura a novas demandas do mercado. “A área da Nanociência é ilimitada e este é um importante passo ao fomento da ciência e tecnologia, como indicador de produto”, contemplou Fagan.

Defesa de tese do Doutorado

Tema: “Mensuração de desempenho competitivo de Nanomateriais aplicados a cosméticos”.
Aluno: Lissandro Dornelles Dalla Nora
Dia: 31 de março, 9h