Potencial comunicativo dos memes foi tema do Programa de Residência Pedagógica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/05/2023

Na última terça feira (2 de maio), o Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana (UFN), por meio do subprojeto Filosofia e História, organizou uma atividade de capacitação para seus residentes sobre o potencial comunicativo dos memes no ensino. O momento reuniu acadêmicos bolsistas do Programa, estudantes dos cursos de Filosofia e História, e a professora Ana Izabel, preceptora da Residência Pedagógica na área da Filosofia no Colégio Coronel Pillar, de Santa Maria.

A atividade foi desenvolvida pelo acadêmico Carlos Henrique da Costa Barreto, do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL) e egresso do curso de Publicidade e Propaganda. Com o título ‘O potencial comunicativo dos memes na sociedade e no ensino’, o mestrando apresentou a definição conceitual de ‘meme’, ilustrando com vários exemplos. O acadêmico enfatizou o uso generalizado do meme como ferramenta de comunicação resultante da cultura da Internet, com suas subculturas, e também apresentou a estrutura dos memes. Ele também ressaltou que os memes são uma ferramenta importante para: “Trabalhar conceitos complexos de forma mais lúdica, mais simplificada, para desconstruir mensagens ruins, discursos de ódio ou conteúdos negativos que se propagam pelo digital e pelas redes sociais”. A atividade possibilitou uma conversa proveitosa sobre o tema com os presentes.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Filosofia