Pesquisadora da Academia Mundial de Ciências palestra na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/08/2022

Nos dias 1º e 8 de setembro, a Universidade Franciscana (UFN) realiza o projeto Cientista Aprendiz que propõe integrar estudantes da Educação Básica com cursos de Graduação por meio da alfabetização científica e tecnológica. Mas antes, uma Aula Inaugural no dia 23 de agosto (terça-feira) já inicia as atividades com a presença da professora Marcia Barbosa, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A palestra ‘Admirável Mundo Nano’, ocorre às 14h no Salão de Atos, Conjunto III (Rua Silva Jardim, 1175).

Docente da UFRGS, Marcia Barbosa atua como membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS), além de ter experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, operando principalmente em água e no uso de suas anomalias para processos físicos e biológicos. Dentre os prêmios recebidos estão o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, pelo estudo das anomalias da água e em paralelo, a pesquisadora também integra a lista da revista Forbes das ‘16 cientistas brasileiras que fizeram história’, trabalha questões de gênero pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society.

O Cientista Aprendiz é uma atividade gratuita e visa a participação de estudantes do Ensino Médio interessados na temática. As inscrições para os encontros práticos podem ser realizadas até 31 de agosto, através deste link.

Texto: Gabriela Neto / Estagiária de Jornalismo