Pesquisa de mestra em Ciências da Saúde e da Vida ganha repercussão internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/12/2021

Intitulado de Low food consumption interferes with the nutritional status of surgical patients with neoplasia of the gastrointestinal tract, o artigo desenvolvido por Anieli Golin, durante seu Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN), ganhou repercussão internacional após ser publicado. Em julho deste ano foi divulgado na revista Nutrition and Cancer, sob orientação da professora do mestrado, Elisângela Colpo.

Por meio da temática do ‘estado nutricional de pacientes cirúrgicos hospitalizados com neoplasia do trato gastrointestinal superior (esôfago e estômago) e inferior (intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus)’, a pesquisa foi discorrida com a finalidade de avaliar a influência do consumo alimentar no campo nutricional perioperatório (antes, durante e após a cirurgia, durante o período de internação) de pacientes hospitalizados com neoplasias do trato gastrointestinal superior e inferior.

“Avaliamos a ingestão alimentar por via oral, enteral (por tubo flexível) e parenteral (endovenosa). Realizamos a avaliação antropométrica por meio do peso, altura, índice de massa corporal e percentual de perda de massa magra e junto a dobras cutâneas (tríceps e subescapular) e circunferências (braço e panturrilha)”, explica a autora do artigo. A elaboração do material foi resultado de um processo que começou entre 2015 e 2017, período em que Anieli participou como voluntária de pesquisas científicas com pacientes internados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), ao longo de sua trajetória acadêmica em Nutrição. A continuidade do estudo foi retomada já no Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, entre 2018 e 2019.

Frente à dimensão do tema trabalhado, Anieli ressalta o retorno social da proposta ao destacar a fonte de energia alimentar como fundamental para o desenvolvimento de atividades rotineiras. “Por meio deste trabalho, pontuamos a importância da alimentação adequada para o paciente cirúrgico e neoplásico, e o seu papel na manutenção da saúde, sendo imprescindível o acompanhamento da equipe multiprofissional e a inserção de protocolos baseados em evidências científicas no ambiente hospitalar para minimizar complicações, como desnutrição, perda de massa muscular e hipoalbuminemia, no período perioperatório e contribuir para a melhora do estado nutricional destes pacientes”, explicou a autora do projeto.

A pesquisa abrange as tratativas que se direcionam para além do âmbito científico, mas em especial, para a sociedade. A comunidade acadêmica também é público alvo do estudo, pois a divulgação científica dentro da instituição impacta no reconhecimento do trabalho realizado por pesquisadores. “A concretização do artigo serve principalmente para inspirar os universitários de diferentes áreas a elaborarem novos projetos, com o intuito de trabalharem em equipe no âmbito multidisciplinar e multiprofissional, além do auxílio e interação com a comunidade. A universidade nos proporciona as ferramentas para que possamos expandir as nossas ideias e trabalhar em equipe”, conclui Anieli.

Além dela, participaram da construção do artigo, os colaboradores: Caroline Zucchetto Freitas (Nutrição - UFN), Mairin Schott (Nutrição - UFN), Bruna Alves (Nutrição - UFN), Juliana Brondani (Nutrição - UFSM/ HUSM), Silvia Bender (Nutrição - UFSM/ HUSM), Juliana Fleck (Farmácia - UFN), Edson Müller (Departamento de Química - UFSM), Clandio Marques (Matemática - UFN), Elisângela Colpo (orientadora).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo