Pesquisa de acadêmicos da UFN é publicada em jornal internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/11/2021

Intitulada ‘Nanomateriais para remoção de poluentes orgânicos: biossíntese, caracterização, atividade fotocatalítica e toxicidade’, a pesquisa desenvolvida por doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPGNano)  e acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Engenharia Química da Universidade Franciscana (UFN), foi publicada no Journal of Biotecnology, no dia 23 de novembro.

O artigo prioriza a interdisciplinaridade entre áreas de pesquisa e as graduações, ao contar com um grupo de pesquisa formado por discentes de diferentes cursos da UFN: Pâmela Cristine Ladwig Muraro (Doutoranda no PPG em Nanociências), Lenise Pompeu (doutoranda no PPGNano), Leandro Oviedo (Doutorando no PPG em Nanociências), Daniel Druzian (doutorando no PPGNano), Robson Dias Wouters (acadêmico de Engenharia Química), Gabriela Pereira (acadêmica de Biomedicina). A pesquisa contou com a orientação do professor do PPG em Nanociências, William Leonardo da Silva, e coorientação dos docentes do curso de Biomedicina Virginia Rech e Bruno Vizzotto.

A perspectiva de elaboração direciona-se acerca da Nanotecnologia verde e Nanobiotecnologia, focadas em Nanomateriais para a remoção de poluentes orgânicos junto à biossíntese, caracterização, atividade fotocatalítica e toxicidade. Segundo Pâmela, doutoranda e uma das autoras do projeto, o objetivo é abordar o desenvolvimento de Nanomateriais metálicos a partir da biossíntese verde, para o tratamento de águas residuárias.

“Buscou-se como retorno social da proposta, trabalhar em torno do impacto ambiental e sustentável de Nanomateriais. O que pretendemos repassar ao público é que a pesquisa visa a produção de materiais nanoestruturados que podem ser aplicados em diversas áreas, demonstrando para a sociedade o que é a nanotecnologia e a nanociência. Assim, repassamos a segurança e confiabilidade sobre o que é desenvolvido dentro da Instituição”, destacou Pâmela.

O professor e orientador William Leonardo da Silva pontua que o estudo avaliou a atividade antimicrobiana para aplicação no combate à resistência de substâncias que demonstram a capacidade de reduzir a presença de micro-organismos: “O trabalho englobou a preparação de nanoparticulas de prata a partir da utilização de extrato de plantas como um método alternativo de biossíntese, para aplicação como agente antimicrobiano”.

Posteriormente à publicação do artigo, Pâmela acrescenta que a possibilidade de um desenvolvimento sustentável de materiais nanoestruturados com aplicações em diversas áreas, é algo visado pelos estudantes. De acordo com a doutoranda, busca-se repassar aos demais pesquisadores, a conscientização sobre o impacto ambiental, sustentável e econômico no âmbito científico.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo