Pela educação, um novo tempo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/02/2022

"A Universidade Franciscana saúda os estudantes e suas famílias, professores, técnico-administrativos e gestores. Saúdo a população de Santa Maria e Região de abrangência da UFN.

Todos estamos empenhados pela volta às aulas em modo presencial. Sabemos que, o ensino em modo on-line e o isolamento social produziram transtornos em todas as áreas da atividade humana e social. Na educação repercutiu em evasão, baixo aprendizado, e outras fragilidades de insucesso escolar. A falta de interação social, o desemprego, as situações de luto, a perda de renda familiar deixaram lacunas, também, no desenvolvimento socioemocional.

Neste contexto, a volta às aulas traz possibilidades de, pela educação, realizar uma grande aliança entre família e escola, estudante e universidade, para ajudar o aluno a desenvolver-se em conhecimento, responsabilidade e humanidade.

Voltar à Universidade em modo presencial proporciona sentir e viver a alegria da convivência, a beleza do conhecimento e o valor da educação para o desenvolvimento integral.

Voltar à Universidade em modo presencial é tomar a decisão por um novo impulso à educação, é agir pelo bem individual e pelo bem comum. Contudo, este novo começo exigirá criar e observar novas rotinas que, associadas à disciplina pessoal e conjunta são fundamentais para o percurso formativo. O estudante é, de fato, o protagonista da sua aprendizagem. Junto ao professor, profissional da educação e mediador pelo ensino devem (professor e aluno) praticar a escuta, o diálogo, o bom relacionamento e encontrar os melhores caminhos de interação. Têm o dever de encorajar-se a renovar o processo formativo e a confiança na educação.

Se, em passado recente, comprovou-se que as tecnologias educacionais ajudaram a manter a relação entre a universidade e o estudante, a conduzirem o ensino e a aprendizagem, agora, passam as tecnologias, naturalmente, a integrarem as atividades acadêmicas. Isto, porém, desafia a encontrar o equilíbrio para o seu uso saudável e eficaz. Provoca ao bom senso e a adotar uma cultura comedida entre o uso de tecnologias e o contato humano. Instiga a superar o pensamento funcional, mercadológico e utilitário do ensino por um posicionamento de educação que, mais do que formar competências e habilidades, forma a pessoa para o relacionamento humano e a viver uns com os outros de modo colaborativo e fraterno.

A volta à presencialidade no sistema de ensino deverá estar associada à intencionalidade e à prática do acolhimento, convivência e ao sentido da educação para a vida.

Estudantes e famílias, a Universidade Franciscana quer construir com vocês uma realidade melhor e mais feliz. Sintamo-nos motivados a superar dificuldades socioemocionais, recuperar o sentido de estar próximo, a importância de voltar à universidade e a realizar profundas experiências humanizadoras. Desejamos a todos um ano de esperança. Construamos pela educação um novo tempo".

Profª Iraní Rupolo
Reitora UFN