Passo a passo da Biblioteca Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/02/2023

A Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto é um dos espaços da Universidade Franciscana (UFN) frequentado diariamente por toda a comunidade universitária. Localizada no Prédio 2, do Conjunto I (Rua dos Andradas), atualmente é constituída por três andares onde se pode encontrar computadores para pesquisa, ambiente de estudos e acervo físico nas áreas das Ciências Sociais, Tecnológicas, Humana e da Saúde.

O espaço inclui um número bastante expressivo de obras acadêmicas e de literatura em geral, sendo referência em Santa Maria e região por manter um acervo bibliográfico com mais de 185 mil exemplares. Todas as bibliografias básicas e complementares estão disponíveis nestes ambientes, os alunos egressos também podem utilizar o acervo que conta com livros, jornais e revistas, teses, dissertações, monografias, mapas, CDs e DVDs.

Os acadêmicos e professores também podem acessar a Biblioteca Virtual com milhares de títulos que abrangem mais de 40 áreas do conhecimento. Já o software Pergamum permite a consulta on-line, a publicação que deseja retirar presencialmente.

Desde o ano passado a Biblioteca da UFN no intuito de tornar-se mais interativa e está no Facebook e Instagram, acesse essas plataformas e fique por dentro de tudo sobre o que acontece na Biblioteca da UFN.

BIBLIOTECA VIRTUAL

A outra forma de acessar os mais de 15 mil livros da Biblioteca Virtual é através do site da UFN depois vá no sistema AGENDA entre na página Serviços e então acesse a plataforma virtual da Biblioteca que também disponibiliza acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES http://www-periodicos-capes-gov-br.ez216.periodicos.capes.gov.br/ que incluem livros, artigos, teses, entre outros.

Além do Portal de Periódicos da CAPES, a Universidade também utiliza outras plataformas de conteúdo:
Issuu: Hospeda livros, revistas e outras produções. Além disso, a plataforma é livre a qualquer usuário, tendo, ou não, ligação com uma Universidade.
Spell: Hospeda artigos científicos voltados para as áreas de Administração, Ciências Contábeis Turismo, entre outras.
Cultura Acadêmica: Disponibiliza publicações da Unesp, de diversas áreas de estudo.
Biblioteca Virtual em Saúde Portal Saúde Baseada em Evidências: Duas plataformas que hospedam somente conteúdo relacionado à área da saúde.
Sciello: Aborda todos as áreas de conhecimento, com vasta bibliografia.
Domínio Público: Hospeda bibliografia específica para a área de Letras Português.

CARTEIRINHA DA BIBLIOTECA

Todo calouro já está cadastrado, mas a foto Institucional para a carteira é feita somente na Biblioteca e seu acesso virtual é através do site da UFN AGENDA. A apresentação da carteirinha é indispensável para retirada de materiais. Com ela são realizados empréstimos, devoluções, renovações, reservas de materiais e reservas de salas de estudos em grupo. Esse documento disponibiliza não somente acesso ao acervo, mas também os descontos do UFN Parcerias. Já para as áreas da saúde é necessário ter a carteirinha impressa para o uso no local de trabalho.

ATENDIMENTOS

Segunda a sexta-feira das 8h às 21h50min, sem fechar ao meio-dia.

E-mail: biblioteca@ufn.edu.br | Telefone: (55) 3220-1200 – Ramal: 1270

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo