Parceria entre UFN e UTEC recebe novo equipamento para pesquisas científicas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/05/2023

Com a finalidade de promover atividades de pesquisa e desenvolvimento por meio da incorporação de equipamentos científicos e tecnológicos, a Universidade Franciscana (UFN) em parceria com Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) e instituições da região, realizaram uma convocatória interna para aquisição de equipamentos científicos. Esta convocatória tem como objetivo promover atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico. Dessa forma, foi possível a seleção de um microscópio eletrônico de varredura, com ampliação de um milhão de vezes, que será instalado no laboratório de Ciência e Engenharia de Materiais da UTEC em Rivera.

O professor William Leonardo da Silva, do curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, destaca que esta parceria internacional bilateral promoverá uma série de projetos e ações conjuntas, fortalecendo a internacionalização e aprofundando a cooperação nas áreas de interesse, como ciência dos materiais e nanotecnologia. Além disso, serão realizadas ações integradas com o ITEC Park UFN para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação, ampliando a formação profissional.

Raisi Natalia Lenz Baldez, docente da UTEC, destaca a importância desta colaboração para uma melhoria na área da pesquisa. “Acreditamos que isso fortalecerá a capacidade científica e tecnológica da nossa região. Além disso, estamos muito satisfeitos com a oportunidade de colaborar com os grupos de pesquisa da UFN, que contam com experiência na área de Engenharia de Materiais e Nanociência. Esta colaboração visa um plano de trabalho que incluirá desde apoio em projetos, visitas técnicas e até compartilhamento de laboratórios. É importante destacar que já estamos trabalhando de forma conjunta e temos obtido resultados exitosos”, finaliza.

Foto: Divulgação / UFN