“Olhares para extensão na América Latina” discute práticas extensionistas na educação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/12/2020

Docentes de Instituições de Ensino Superior de Nações Latino-Americanas, estiveram integrados no evento “Olhares para extensão na América Latina”, realizado na quinta-feira, dia 10 de dezembro, das 19h às 22h. O encontro foi realizado de forma online, na plataforma do Google Meet, e foi elaborado pelos cursos de Licenciatura (presenciais e EAD) e pelo Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), integrando o espaço virtual compartilhado Universidade & Territórios.

Importantes contribuições vieram fortalecer o processo de avanço sobre o percurso institucional, já consagrado, em torno de mais de seis décadas, de socialização de práticas extensionistas marcadamente, qualificadas pelo compromisso social. As palestras foram focadas nas intervenções em torno de concepções da extensão educacional, assim como em relatos sobre a interferência da pandemia na função universitária na América Latina. Os temas foram abordados pelos conferencistas, professores Daniel Herrero, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Humberto Tommasino, da Universidade da República Oriental do Uruguai, e Adriano Vieira, do Instituto Transdisciplinar de Formação Saber Cuidar em São Paulo.

Foram abordadas as interferências da pandemia sobre o caminho de construção das práticas extensionistas, neste ano de 2020. Segundo o professor Daniel Herrero - UNICEN, a pandemia destacou a importância da extensão em universidades públicas de diversos países da América Latina: “Este ano representa uma oportunidade para seguirmos projetando a ética, solidariedade e o cuidado com nossas comunidades acadêmicas”. Por outro lado, o professor Humberto Tommasino pontua que a extensão crítica age como guia político acadêmico para a construção de uma universidade popular.

O evento teve o mérito de não só debater os grandes temas que circulam no debate da extensão universitária na atualidade da América Latina - como a curricularização, território e aprendizagem -, mas também da própria pedagogia universitária como um todo. O algoritmo de construção de ambas evidenciou fortes ganhos, dentre eles, a emergência do protagonismo estudantil, destacado pela acadêmica Amanda da Silva Bataglin, que menciona: “Por meio das falas do painel entendemos diferentes contextos na América Latina, sobre como a pandemia está afetando a extensão. Além disto, compreendemos como operam as ações extensionistas”.

Logo, reitera-se a ideia formulada pelos professores Bernadete Dalmolin e Márcio Tascheto, durante o encontro: “A universidade plena não será a que “tem” extensão, mas a que “se faz em” extensão, em pesquisa”.

A professora Ail C. Meireles Ortiz, como coordenadora do processo de curricularização da extensão nos Cursos de Licenciatura/UFN, reafirma, que o espaço acadêmico, possui a função primeira de gerar saberes, saberes estes, com fim social. “Ações formativas efetivam a aproximação entre docentes, alunos da educação superior e comunidade educacional, em um movimento de interação produtiva”, frisou.

A acadêmica Amanda da Silva Bataglin manifesta que: "Com as falas do painel podemos entender os diferentes contextos na América Latina sobre como a pandemia está afetando a extensão, além de compreendermos como esses contextos modificam as ações extensionistas. Com o professor Adriano podemos entender a extensão a partir de Piaget. Ademais tivemos uma contribuição sobre os modelos de extensão com base em Freire. Dessa maneira podemos utilizar qualquer uma das falas dos presentes no painel para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre a extensão, e contribuir para nosso aprendizado e ações no Brasil”.

Já a professora Liane Kist ressaltou, que o painel promoveu um importante momento formativo para a comunidade acadêmica da UFN, na medida em que, permitiu uma série de reflexões sobre o desenvolvimento da extensão universitária não só no Brasil como no Uruguai e na Argentina.

O evento contou com o apoio institucional da Pró-reitoria Acadêmica e docentes ministrantes das disciplinas de extensão dos Cursos de Licenciaturas da UFN.

O EVENTO, EM SUA ÍNTEGRA, PODE SER VISTO ABAIXO:

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN com informações junto à coordenação da Curricularização da Extensão nas Licenciaturas/ UFN.
Imagens: divulgação / Espaço Virtual Universidade & Territórios/ Licenciaturas UFN.