O tema assessoria de comunicação marca 3º encontro que comemora os 20 anos do Jornalismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/05/2023

O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) realizou na noite de quarta-feira (24) o terceiro encontro com egressos, ação comemorativa aos seus 20 anos. Com a temática Assessoria de Imprensa e de Comunicação, a atividade foi realizada com profissionais da área residentes em Santa Maria. Acadêmicos e professores receberam, na sala 601 do Prédio 14 do Conjunto III da UFN, os ex-alunos formados pelo curso: Jaiana Garcia, Paulo André Dutra, Natália Venturini e Guilherme Bicca. Também contou com a moderação da Diretora de Comunicação da UFN, Carina Bohnert.

Natália Venturini trabalha atualmente na Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ASSUFSM). Formada desde agosto de 2020, já atuou como repórter do Diário de Santa Maria e na TV Pampa. Ela relata que desde sua graduação já trabalhou em grandes coberturas como uma eleição em Brasília que foi pela ASSUFSM: “participamos de federação em Brasília e elegemos uma representação. Então estávamos em 23 jornalistas do Brasil inteiro. Realizamos uma cobertura incansável, estivemos lá durante seis dias. Foi uma experiência incrível, eu nunca tinha passado por um congresso tão cansativo, mas ao mesmo tempo tão enriquecedor para essa profissão”.

Já Paulo André Dutra atua no Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (SINPROSM). Graduado desde 2008, já trabalhou em instituições públicas e privadas. Para ele a forma de se fazer o a assessoria de comunicação mudou muito desde que se formou: “antigamente, fazíamos um plano de mídia com quatro ou cinco linhas, que era contratar a rádio, jornal, outdoor e televisão. Agora há a necessidade de fazer investimento no Facebook, Instagram, YouTube e no tráfego pago de conteúdo. Temos que ser multimídia o que é uma forma totalmente diferente de se fazer este trabalho”.

A assessora Jaiana Garcia trabalha na Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS). Formada pela segunda turma de jornalismo em 2007, já trabalhou na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, TV Pampa, RBS TV e no Diário de Santa Maria. A jornalista relembra que durante a faculdade se encantou pela assessoria de imprensa, porém seu maior foco até se formar foi trabalhar com televisão. “Assessoria de comunicação, de imprensa, é totalmente diferente”, relatou. A jornalista também contou que para ela a assessoria de imprensa é uma demanda de confiança pois, há uma necessidade de se manter relacionado com a imprensa.

O jornalista Guilherme Bicca atua como assessor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Graduado desde 2008, para ele há uma possibilidade de uma relação multimídia com os meios de comunicação. Ele também faz gerenciamento de redes socias de algumas empreses de Santa Maria, que foi onde ele viu a oportunidade de empreender no jornalismo. “Como saí da Universidade já sendo assessor eu senti um pouco de falta também de ser comunicador, por isso atuo como apresentador na TV Santa Maria e participo do F5 da Rádio CDN”.

Carina Bohnert como moderadora também teve a oportunidade de contar um pouco de sua trajetória nesta área de trabalho. Egressa da 1ª turma da Instituição, graduada em 2007, atua desde 2020 como diretora de comunicação da UFN. Para a jornalista é muito importante essa experiência em assessoria da imprensa, para poder trabalhar também em uma assessoria de comunicação. Ela comenta que: “Eu vim fazer jornalismo porque eu queria trabalhar com assessoria da imprensa. Então, meu objetivo era esse, desde o início, sempre fiz estágios com o professor Bebeto. Fui a 1ª monitora de jornalismo no Laboratório Integrado de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (LINC). Depois disto sempre tive envolvida com assessoria da imprensa”.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de jornalismo
Fotos: Luiza Silveira/Laboratório de Fotografia e Memória