O papel do biomédico no combate à COVID-19 foi o tema da aula inaugural do curso de Biomedicina Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/03/2021

Ocorreu no dia 23 de março a aula inaugural do curso de Biomedicina, momento em que foram recepcionados calouros e veteranos. Inicialmente, a atividade contou com um vídeo de boas-vindas e de motivação, produzido pela coordenação do curso.

Na sequência, a professora Francielle Liz Monteiro, egressa da Universidade Franciscana, palestrou sobre “O papel do biomédico no combate à COVID-19”. Em sua fala, a professora ressaltou sobre a importância do biomédico no diagnóstico molecular da Covid-19, além de conversar com alunos e professores sobre a sua trajetória na área da virologia. Ela ressaltou ainda que, tanto no diagnóstico sorológico quanto no diagnóstico molecular, é preciso entender que são vidas que estão por trás das amostras. “Temos que ter cuidado e dedicação, pois o diagnóstico define para onde este paciente vai ser direcionado”, comentou a professora que atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no diagnóstico da COVID-19.

A palestrante também discorreu sobre o papel do biomédico no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e estudo do genoma do SARS-CoV-19, o que define se existe uma nova cepa e quais os riscos epidemiológicos.

Para finalizar, a professora Minéia Blattes, coordenadora do curso, ressaltou sobre a dedicação ao trabalho e aos pacientes que o biomédico deve ter. “É importante trabalharmos com amor ao que fazemos, sempre com empatia e sendo, além de profissionais da saúde, humanos”, afirmou a coordenadora.