O estudo da anatomia por meio da atividade “Body Painting” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/07/2019

O Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana realizou uma atividade diferenciada na disciplina de Anatomia Palpatória, a qual é ministrada pela profa. Morgana Christmann.

A atividade chamada de “Body Painting” - em português, pintura corporal - , faz com que os alunos aprendam as estruturas músculo-tendíneas, a partir de pinturas no corpo humano, identificando por meio da palpação das estruturas anatômicas superficiais, com base no conhecimento prévio da anatomia humana.

Nesta disciplina, é possibilitado ao estudante desenvolver a sensibilidade ao toque para identificação de possíveis alterações anatômicas, resultantes ou não de lesões, que implicam no desenvolvimento de estratégias de prevenção e reabilitação dos pacientes, a partir de uma avaliação criteriosa.

O exercício permite que os estudantes identifiquem as estruturas que são aprendidas durante o semestre por meio do toque. A prática os exige a aplicação e sistematização dos conhecimentos, para que possam identificar e pintar estruturas musculares previamente selecionadas, no corpo de um colega, o que resulta em maior aproximação com a realidade prática fisioterapêutica. 

Além disso, a pintura dessas estruturas musculares superficiais possibilita, como resultado final, a visualização das ações musculares durante os movimentos, que os possibilita maior compreensão sobre o corpo humano.

A professora do curso, Morgana Christmann, acredita que a utilização dessa nova metodologia desperta a curiosidade dos estudantes, o que de certa forma, acaba por estimular o aprendizado.

 “Os estudantes se divertiram durante a realização da atividade, principalmente por que foi um desafio que exigiu criatividade e sensibilidade para identificar exatamente os músculos que eles aprenderam ao longo de todo semestre”, explica a professora. 

Além disso, a docente ressalta que em todas as disciplinas do curso de Fisioterapia, os professores buscam estimular o aprendizado por meio de formas de ensino diferenciadas, proporcionando que as atividades sejam prazerosas e leves, com diferentes metodologias, fazendo com que os estudantes aprendam mais e melhor, principalmente quando são estimulados por diferentes recursos didáticos.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom 
Imagens: divulgação / Fisioterapia UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação