Nutrição realiza encontro de qualificação para manipuladores de alimentos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/11/2019

Acadêmicos do Curso de Nutrição da Universidade Franciscana realizaram o 3º Encontro de Qualificação para Manipuladores de Alimentos, reunindo trabalhadores de restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, cantinas, entre outros estabelecimentos de Santa Maria.

A atividade foi desenvolvida na disciplina de Qualidade e Segurança de Alimentos, sob orientação da profa. Ana Lúcia de Freitas Saccol, com o auxílio da monitora Vitória Quatrin.

Os estudantes matriculados na disciplina foram responsáveis em criar o evento de qualificação de manipuladores, estudaram os conteúdos, prepararam as falas, organizaram as inscrições, a recepção dos manipuladores, entrega dos atestados e pesquisa de satisfação.

Ao todo, foram 15h de qualificações com cerca de 100 manipuladores de alimentos presentes, sendo eles integrantes de cerca de 15 empresas do município.

De acordo com a docente Ana Lúcia de Freitas Saccol, a atividade realizada pelos acadêmicos foi bem aceita entre os manipuladores de alimentos participantes do evento, o que se pôde constatar a partir dos relatos recebidos após o evento.

“O objetivo foi mostrar que a manipulação de alimentos é o principal fator que determina a qualidade da alimentação, e essa qualificação envolveu diversos aspectos que vão desde cuidados de higiene pessoal, recepção dos gêneros alimentícios, até a distribuição final ao comensal”, explicou a professora, acrescentando que a atividade objetiva oferecer alimentos seguros, sob o ponto de vista da saúde do consumidor.