Nutrição realiza atividade online sobre comportamento alimentar Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/08/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

O curso de Nutrição da Universidade Franciscana realiza na segunda-feira, dia 31 de agosto, uma atividade de boas-vindas aos estudantes da graduação. A atividade será composta por uma palestra online, ministrada pelo Nutricionista Dr. Rafael Marques, que abordará o tema “Por que estudar comportamento alimentar”.

Rafael Marques é graduado em Nutrição Clínica de Adultos, mestre em Epidemiologia e doutorando em Medicina Preventiva. O profissional tem experiência na área de Nutrição Clínica com ênfase em transtornos alimentares, obesidade, comportamento alimentar e saúde da mulher, além da área de epidemiologia com pesquisas clínicas e de base populacional e em avaliação nutricional e saúde coletiva.

A aula inaugural ocorre em alusão ao Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto. O encontro será realizado via Microsoft Teams, com início às 19h30. Podem participar estudantes, professores e egressos da Universidade Franciscana, solicitando acesso junto à secretaria do curso.

De acordo com Franceliane Benedetti, docente de Nutrição, a escolha do tema foi feita conforme o interesse dos estudantes ao longo do curso. “A temática do comportamento alimentar foi muito solicitada pelos nossos alunos, mas estávamos à procura de um profissional apto para mediar a palestra”, explica.

Ela enfatiza que a discussão do comportamento alimentar é sempre importante e essencial, mas diante do momento atual de pandemia, essa temática se tornou ainda mais preocupante, devido a mudança de hábitos.

“Quando a gente fala em alimentação também temos que pensar na questão sistêmica que envolve o alimento, e não apenas no nutriente. Pensar na quantia de calorias, proteínas, carboidratos, nutrientes que cada alimento tem e em como lidamos com o alimento e em que situação eles se fazem presentes na nossa vida”, explica a Profa Franceliane Benedetti, sobre alguns aspectos que compõem os hábitos alimentares.

Temáticas como essa são abordadas com maior profundidade durante a graduação de Nutrição.

Conheça o curso de Nutrição da UFN