Nutrição adapta estágio em Alimentação Escolar para formato remoto Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/07/2020

Devido ao distanciamento social indicado por órgãos da saúde no combate à Covid-19, o curso de Nutrição da Universidade Franciscana adaptou as atividades do Estágio de Nutrição na Alimentação Escolar, que normalmente é realizado de forma presencial nas escolas, para o modo remoto, assim como as aulas do curso de Graduação.

As atividades são desenvolvidas em escolas públicas e privadas de Santa Maria, utilizando as mais diversas ferramentas possíveis, para que os alunos do ensino básico tenham acesso aos produtos e conteúdos produzidos pelos acadêmicos no Estágio.

Segundo a Profa. Cátia Regina Storck, que acompanha os acadêmicos nos estágios junto das docentes Ana Lucia de Freitas Saccol e Cristina Basso, a continuidade das atividades foi lançada como um desafio para que os graduandos elaborassem atividades que, de alguma forma, chegassem até os alunos das escolas participantes.

O estágio é realizado por grupos, que divididos em cinco, produzem atividades para estudantes de 4 escolas públicas e três escolas privadas da cidade, sendo elas as públicas: EMEF Padre Nóbrega, Dom Antônio Reis, Fontoura Ilha e Dom Luiz Vitor Sartori; e as privadas: Colégio Franciscano Sant’Anna, Colégio Marista Santa Maria e Colégio Adventista.

As atividades estão sendo elaboradas por meio de produções de vídeo-aulas, folders, conto de histórias em vídeos, entrega de alimentação escolar, diagnóstico e questionários pelos Google Formulários. Além disso, os estagiários também utilizam as redes sociais, como grupos de WhatsApp, grupos no Facebook, e-mail para os professores das escolas, plataforma online da própria da escola e, até mesmo, entrega de material impresso nas escolas para serem entregues às famílias.

A turma uniu-se e conseguiu adaptar-se, pensando em maneiras de realizar as ações de uma forma viável e que contemplasse tanto os acadêmicos, quanto, os alunos das escolas. A acadêmica do 5º semestre de Nutrição, Natália Colvero Nogueira, afirma que os desafios impostos pelo replanejamento das atividades, bem como a realização destas, instiga a busca por novos meios de comunicação e interação. “Ainda que de maneira remota, está sendo de grande valia para a formação. Assim, apesar da importância do contato pessoal com os alunos, a realização deste estágio à distância agregou novos conhecimentos, promovendo uma ampliação na formação institucional”, conclui a aluna.

Um ponto importante elencado por Malwiane Caumo, também estudante do 5º semestre de Nutrição, é o modo de desenvolvimento no processo era fazer com que os alunos compreendessem o que era passado a eles. Para isso, os graduandos elaboraram produtos em linguagens simples e que fossem de fácil compreendimento, pensando no que eles conseguiriam ou não compreender, de que dúvidas poderiam surgir e que tipo de situação eles poderiam estar passando.

ACOMPANHE ALGUMAS DAS PRODUÇÕES: