Nutrição aborda relação entre Vitamina D e a Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/03/2021

O curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN) realizou a aula inaugural da graduação com objetivo de acolher os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2021. A atividade, organizada pela professora  Natielen Jacques Schuch, com auxílio dos demais docentes do curso, contou com a participação online de 95 alunos conectados.

Neste semestre, devido ao contexto da pandemia, a temática discutida foi “Vitamina D e COVID-19: o que a Ciência sabe até o momento?”. Ministrada pelo pesquisador Dr. Igor Murai, Pós-Doc do Laboratório de Metabolismo Ósseo da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a escolha deste assunto veio da necessidade de esclarecer ao meio acadêmico, sobre as pesquisas em torno da ação da vitamina D na pandemia de Covid-19.

De acordo com a professora Natielen Jacques Schuch, inúmeras pesquisas recentes sugerem que a suplementação desta vitamina teria efeitos benéficos no prognóstico da doença. Porém, com a publicação do artigo ‘Effect of a Single High Dose of Vitamin D3 on Hospital Length of Stay in Patients With Moderate to Severe COVID-19 A Randomized Clinical Trial’, publicado no site da conceituada revista científica JAMA, em 17 de fevereiro, concluiu-se a não eficiência na melhora de pacientes.

“Como conclusão do estudo, a vitamina D não proporcionou melhoras relevantes nos pacientes com doença moderada e grave em nenhum dos desfechos analisados. Destaca-se a importância de salientar que o artigo não investigou a ação da suplementação em pessoas que apresentavam sintomas mais leves de covid-19 e nem como forma de prevenção”, finalizou Natielen.

O trabalho foi escrito pelos pesquisadores Igor Murai, Alan Fernandes, Lucas Sales, Camila Duran, Carla Silva, André Franco, Marina Macedo Henrique Dalmolin, Janaína Baggio, Guilherme Balbi, Bruna Reis, Valéria Caparbo e a professora Rosa Maria Pereira, da Divisão de Reumatologia do HC, Ana Pinto, Karla Goessler e o professor Bruno Gualano, do Grupo de Pesquisa Aplicada em Fisiologia e Nutrição da FMUSP, e Leila Antonangelo, da Divisão de Patologia Clínica do HC. A pesquisa teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A aula inaugural foi realizada no dia 18 de março, às 17h, via Google Meet. De modo geral, este momento tem como objetivo de acolher os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2021.