Nursing Now: avanços e desafios em tempos de Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/08/2020

No dia 19 de agosto de 2020, com o tema “Nursing Now: Avanços e Desafios em Tempos de Covid-19”, as Enfermeiras Marcia Pestana Santos, de Portugal, Sofia Macedo, da Arábia Saudita e Camila Biazus Dalcin, do Reino Unido, apresentaram como os sistemas de saúde desses países têm se organizado com ações de enfrentamento à pandemia. As enfermeiras convidadas abordaram, sobretudo, a atuação do enfermeiro na linha de frente dos cuidados às pessoas, famílias e grupos sociais.

A Professora Carla Lizandra de Lima Ferreira, Coordenadora do Curso, realizou sua saudação inicial aos estudantes, demais professores e convidadas, enfatizando a relevância social da profissão especialmente na atualidade. Os formandos do Curso de Enfermagem também foram homenageados com a exibição de um vídeo produzido pelos estudantes Leandro da Silva de Medeiros, Graziele Alves Flores, Giovana Luiza Rossato, e Lorena Alves Fiorenza. Houve a participação, ainda, do Presidente do Diretório Acadêmico, Kelvin Marques, que apresentou seu grupo colegiado de estudantes e abordou a atuação do diretório juntamente à comunidade acadêmica.

Na sequência, após a apresentação de cada uma das expositoras, foram realizados questionamentos e expressa a vontade de muitos estudantes desenvolverem algum tipo de intercâmbio acadêmico nos países de atuação das enfermeiras convidadas.

A atividade representa simbolicamente o início das atividades acadêmicas do segundo semestre letivo de 2020 e busca realizar, tanto o acolhimento dos ingressantes com dar as boas-vindas às turmas de modo geral.

Essa aula inaugural reveste-se de especial significado por ter sido realizada, no “Ano da Enfermagem” e no contexto do movimento global Nursing Now, que busca a valorização e o reconhecimento dos profissionais de enfermagem em todas as áreas dos sistemas de saúde do mundo. Destaca-se que a atividade foi desenvolvida em modo remoto, por meio da Plataforma Teams.