Novos médicos são formados pela UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/06/2021

“Manter a conduta humanitária e valores junto com o lado profissional são complementos para a formação integral de um bom profissional. Valores da caridade, da ética e do bem integrados com a prática”, foi com este discurso que a professora Iraní Rupolo, Reitora da Universidade Franciscana (UFN) regeu a sessão solene de colação de grau da 2ª turma do Curso de Medicina da instituição.

Realizada na última sexta-feira (18), a UFN apresentou seus 31 novos médicos que agora começam a trilhar seu novo caminho profissional embasados em um ensino de excelência com grande enfoque dedicado ao atendimento humanizado. Respeitando os protocolos de distanciamento social condicionados pela pandemia do novo Coronavírus, a celebração foi realizada de modo on-line e ao vivo. Diretamente de suas casas e junto de seus familiares, os formandos estiveram conectados diretamente com as autoridades e professores homenageados presentes fisicamente no Salão de Atos da universidade.

A formatura dos novos profissionais formados pela UFN, provenientes de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de estados como o Tocantins, Rio de Janeiro e Santa Catarina, contou com um emocionado discurso do Orador e, agora, médico Rodrigo Mario Bortoluzzi que enfatizou a trajetória de construção profissional e de vida que foi fundamentada através dos ensinamentos repassados pelo corpo docente durante os seis anos de graduação: “Nos inspiramos em vocês, como modelos de profissionais e pessoas. Admiramos a maneira como tratam seus pacientes, colegas, funcionários do hospital e, principalmente, admiramos o amor que têm pela medicina. Esperamos que, no futuro, se orgulhem de nós da mesma maneira como nos orgulhamos em ter mestres tão especiais como vocês”. A solenidade contou com o Juramento profissional perante os professores proferido pelo, também médico, Antonio Martins Patuzzi.

Compartilhando o sonho realizado e presenciando o despertar de novas metas, além dos professores do curso de Medicina que acompanharam a trajetória educacional dos recentes profissionais, estiveram na formatura: o Frei Valdir Pretto; a Coordenadora do Curso, médica Leris Salete Bonfanti Haeffner; a Funcionária Homenageada e secretária do curso; Vanessa Somavilla; o Patrono da turma, o médico e professor Dener Tambara Girardon e o professor Paraninfo, o médico Adalgiso Feijó Malaguez.

“É importante salientar o Curso de Medicina da UFN, que a despeito de ser um curso jovem, já nasceu destinado ao sucesso e enfrenta de coração aberto com muita generosidade os anseios dos seus alunos, que se mobilizou para sempre manter no mais alto nível de ensino. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, tomou para si a responsabilidade de manter solução de continuidade das aulas e estágios para que prazos fossem cumpridos e, inclusive, adiantados. Ensinamos, amparamos e protegemos com responsabilidade, e com o sentimento de que o dever foi realizado com sucesso. Hoje, nesta formatura, onde a faculdade entrega à sociedade ótimos médicos e médicas, entendemos que estamos no caminho certo. Estamos vencendo a boa batalha que estamos lutando”, exaltou o Paraninfo durante seu discurso para a turma.

O que se conecta à fala da Reitora Iraní Rupolo, que destacou a esperança que os formandos inspiram: “vocês verão tempos literalmente novos na Medicina que os seus professores já acenaram, mas que vocês viverão de fato. Este grupo de profissionais, formados na 2ª turma de Medicina está entrando num mercado onde as certezas são as mudanças”. Para quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, mas quer assistir a formatura na íntegra, pode acessar o canal no YouTube da UFN TV.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista UFN
Fotos: Eduardo Camponogara/Estagiário de Publicidade e Propaganda UFN