Novidades para a profissão de biomédico foram apresentadas em evento Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/11/2021



Na noite de quinta-feira (18), o evento organizado pelo curso de Biomedicina da Universidade Franciscana (UFN) reuniu presencialmente profissionais atuantes e acadêmicos no Salão de Atos da Instituição. Com o tema ‘Biomedicina: possibilidades e oportunidades’, o encontro também foi alusivo à data comemorativa da profissão que é celebrada no dia 20 de novembro. O evento, que teve a abertura musical do professor Huander Andreolla juntamente com acadêmicos do curso, também contou com a presença da diretora do Hospital Casa e Saúde de Santa Maria, Irmã Liliane Pereira e outras autoridades da saúde.

“Nestes últimos dois anos, o profissional biomédico ganhou ainda mais destaque e esta semana saiu a notícia da inclusão do biomédico no quadro de servidores da Saúde Pública do Estado” comentou a coordenadora do curso, professora Mineia Blattes, a respeito da conquista histórica para a profissão. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou no dia 11 de novembro deste ano a Lei nº 15.729, que altera a Lei nº 13.417 e inclui o biomédico no quadro de servidores podendo ocupar o cargo de Especialista em Saúde. A alteração baseou-se no projeto de lei 119/2020, de autoria do deputado estadual Issur Koch, aprovado pela Assembleia Legislativa no final de agosto.

Esta e outras novidades foram apresentadas também pelo presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 5ª Região (CRBm-5), Renato Minozzo. Entre elas, a inauguração da Casa do Biomédico (localizada na Avenida Cairú, 1293 - Bairro Navegantes – Porto Alegre) com data para o dia 20 de novembro e que terá a presença do Secretário-chefe da Casa Civil gaúcha, Artur Lemos Júnior. Segundo o presidente do CRBM-5, o espaço foi pensado para que os profissionais da área possam usufruir gratuitamente de estacionamento, sala de espera, acesso livre à Wi-fi, uso de computadores e impressoras, além de reserva de salas para reuniões.

A atuação dos biomédicos no enfrentamento à Covid-19 foi um dos temas tratados, evidenciando a Normativa 011-2020 de agosto do ano passado que possibilita ao profissional habilitado em imunologia assumir a responsabilidade técnica de serviço de vacinação. Além de outros assuntos atuais como: a divulgação III Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório realizado pela Associação Sul-Brasileira de Biomedicina (ASBB) durante os dias 8 a 10 de setembro de 2022 em Florianópolis (Santa Catarina); e o lançamento em novembro da 1ª edição da Revista Brasileira de Biomedicina que está sendo organizada pela Academia Brasileira de Biomedicina e contemplará artigos inéditos na área da saúde.

O público presente também pode acompanhar a biomédica Karina Funabashi, Assessora Científica da Stabivet e atualmente trabalha como Gestora Técnica em Diagnóstico Veterinário, que palestrou sobre o tema ‘Atuação do Biomédico no mercado corporativo: assessoria científica’. Já o Conselheiro do CRBm-5, Thiago Santos Carvalho, que é professor na Universidade Feevale e Perito Criminal do Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul discutiu acerca da ‘Atuação do profissional biomédico em Perícia Criminal’.


Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação