Nova marca Alloy é lançada pela Polvo Louco, apoiada pela ITEC da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/12/2020

De acordo com dados da ABStartups, o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que tem se destacado no âmbito do crescimento de ecossistemas de startups. Nesse conjunto estão cerca de 940 startups, com uma projeção de crescimento para 2021 de aproximadamente 10%, conforme a STARTUPI.

É com base nestes dados e fazendo jus a eles, que o Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana compartilha com a comunidade acadêmica, a Alloy Tecnologia, uma das 15 startups destaque de 2021, pelo Sebrae-RS. A Alloy é uma Spin off do grupo Polvo Louco, empresa apoiada pela ITEC-UFN.

A empresa é uma das primeiras apoiadas pela UFN e caminha ao lado da instituição desde 2013. O coordenador do Ambiente de Inovação, Lissandro Dorneles Dalla Nora, relata que é possível observar o destaque que a Alloy ganha para o ano de 2021, a maturidade do ambiente de inovação, os projetos que foram apoiados buscando crescimento das suas ideias e assim, a transformação de negócios, com competitividade, expressividade regional, estadual, nacional e internacional.

“Talvez o principal papel do ambiente de inovação nessa caminhada é apoiar o empreendimento, criando um espaço onde o empreendedor se sinta confortável em assumir desafios, enfrentar o dia a dia do ambiente de negócios e não parar com o desenvolvimento da sua ideia”, explica o coordenador.

Durante a caminhada de todos os projetos, assim como a Polvo Louco e agora, Alloy, estiveram em conexão com a UFN, tornando a ITEC em um ambiente de inovação para graduação, pós-graduação ou nos processos de pesquisa, trazendo muita conexão entre as empresas e a estrutura institucional, permitindo o desenvolvimento de soluções.

“A ITEC trabalha fortemente na criação de oportunidades para que os empreendimentos sejam desenvolvidos e ganhem espaço no mercado, sempre buscando por processos de inovação”, finaliza Lissandro.

Conheça a Alloy

Em 2020, muitas empresas precisaram se readequar ou se reinventar para sobreviver ao mercado competitivo, por conta da pandemia do Novo Coronavírus. Algumas empresas utilizaram esta situação global para alavancarem os seus negócios e desenvolverem novas tecnologias que passassem a atender às novas demandas do mercado. Foi desse modo que surgiu a Alloy.

A Alloy é uma plataforma de crescimento e engajamento digital tudo em um, para pequenas e médias empresas. Ela capacita empreendedores a iniciarem e expandirem seus negócios com tecnologia inovadora de automação de marketing, vendas online e offline, engajamento digital, inteligência de negócio e soluções de gestão, fazendo as empresas funcionarem de forma automatizada e unificada.

No ano de 2019, a Alloy começou a ganhar destaque, pois passou nos processos de aceleração e editais do Inovativa Brasil, Startup Scale, do Sebrae, foi finalista nacional do Sebrae Like a Boss e recebeu novos investimentos, sendo acelerados pela Ventiur Aceleradora. Já em 2020 a Startup passou pelos processos de aceleração da Ventiur, BRDE Labs, Instituto Hélice de inovação e no Bom Gourmet Stage da Gazeta do Povo, o maior veículo de comunicação do Paraná e um dos maiores do Brasil.

Através de um fluxo contínuo de lançamentos de novas ferramentas e soluções para empresas, a pretensão é se posicionar nacional e internacionalmente. A empresa fechará o ano com 100% de crescimento, e o objetivo para 2021 é atender mais de 1000 empresas, com mais de um milhão de pessoas efetivamente cadastradas em suas plataformas.

Entenda o que é uma STARTUP e uma SPIN OFF

Startup é um termo usado para classificar empresas que oferecem produtos inovadores, mais do que isso, um startup é uma empresa que possui modelo de negócio que seja repetível, e escalável, ou seja o modelo de negócio pode ser replicável em qualquer lugar e a qualquer tempo e que atinja um número crescente de clientes. Um exemplo de startup de sucesso é o Facebook, que foi replicado em diversos países, além de conseguir um número crescente de usuários desde seu lançamento.

Spin Off trata-se da criação de uma nova empresa ou produto a partir do seu negócio atual, ou seja, Spin Off pode ser considerado como subproduto do negócio. Na Spin Off é aproveitado todo o conhecimento da estrutura que a empresa possui para inovar ou expandir.

Acesse o site da Alloy e saiba mais

Texto e imagens:
Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN