NanoNetwork realizará bate-papo com pesquisadoras da Universidade de Caxias do Sul Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/06/2021

O Programa de Pós-Graduação em Nanociências (PPG Nano) da Universidade Franciscana (UFN), realiza mais um encontro on-line na próxima segunda-feira (05). Desta vez a palestra do NanoNetwork será sobre ‘Nanotecnologia como ferramenta para melhorar a biodisponibilidade de compostos fenólicos’, com a participação da professora Cátia dos Santos Branco e a doutoranda Carina Cassini, ambas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O encontro será às 16h30min com transmissão via no YouTube pelo canal do NanoNetwork.

A professora Cátia dos Santos Branco, que participa do encontro, é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biotecnologia e Doutora em Biotecnologia Aplicada à Saúde pelo programa de Pós-graduação da UCS com período de doutorado sanduíche na University of Toronto - UofT/ Department of Pharmacology and Toxicology, Canadá.

Cátia é pesquisadora do Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidantes, Instituto de Biotecnologia - UCS, atuando nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em metabolismo redox, modulação mitocondrial, cultura de células e produtos naturais. Além de participar de projetos de pesquisa sobre o estudo de compostos hábeis em regular a dinâmica celular, colaborando com grupos de excelência no Brasil e no exterior.

Já a doutorando Carina, é farmacêutica graduada e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul, além de possuir Especialização em Toxicologia Forense pela Universidade Feevale e Especialização em Gestão Industrial Farmacêutica pela USCS. Atualmente é aluna de Doutorado em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul com foco em nanotecnologia, compostos fenólicos e depressão.

O encontro será comandado pelas duas pesquisadoras na área, uma em formação e outra que está em orientação. Sendo assim, dessa vez o evento on-line será diferenciado ao permitir uma conversa científica entre os discentes e docentes dos programas: PPG Neurociências da UFN e PPG Biotecnologia da UCS.

O NanoNetwork, que é promovido pelo PPG em Nanociências da UFN, tem a proposta de servir como ferramenta de divulgação do conhecimento científico para os discentes do programa, bem como os estudantes e profissionais de outros cursos e outras unidades de ensino. Além de visar a inserção social e a visibilidade desses conhecimentos.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária de Jornalismo
Imagem: Divulgação