NAC inicia atendimentos especializados em reabilitação pulmonar Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/04/2023

O curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN), em parceria com a Prefeitura de Santa Maria inaugurou em agosto de 2021 o Núcleo de Atendimento Pós-Covid (NAC), perante a alta demanda de pessoas que ainda permaneciam com sequelas da doença. Já, em 2022, visando o atendimento multiprofissional de qualidade, a equipe da Residência Multiprofissional da UFN composta inicialmente pelos cursos de Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem se integraram ao NAC. E, a partir de fevereiro de 2023, objetivando atender mais uma demanda atual, iniciou-se o serviço especializado em reabilitação cardiopulmonar, mantendo a parceria com a Prefeitura.

Para o professor do curso de Fisioterapia e que também está à frente do NAC, João Rafael Machado, desde o surgimento do NAC existiu o intuito de realizar atendimentos ambulatoriais voltados para cardiopneumologia: “Anteriormente, o paciente dava alta do hospital e não tinha segmento (ao tratamento), por isso tivemos a ideia de trazer esse ambulatório nesse sentido, para dar segmento aos tratamentos dos pacientes”. Esse movimento de atualização começou a ocorrer no final de 2022, devido à baixa demanda do pós-Covid. Em janeiro de 2023, o projeto foi aprovado e em fevereiro os atendimentos nessa área iniciaram. “Ainda recebemos pacientes do pós-Covid, mas a gente já começa a voltar atenção do serviço para atender bem mais pacientes nesse sentido”, destaca o professor João Rafael.

Os pacientes chegam ao NAC e são colocados dentro de um programa de seis semanas de atendimento, se no final desse período ele atingir os critérios de alta, recebe alta e abre vaga para o próximo. Caso não atinja, o paciente recomeça o ciclo das seis semanas até receber a alta. “Nesse sentido, a gente já consegue ter um paciente que é uma criança com uma síndrome nefrótica, que teve internada em UTI durante um mês, vem para nós debilitada e com quatro semanas de atendimento já está brincando e a mãe me pergunta se ele já pode voltar a praticar exercícios físicos regulares”, exemplifica o docente.

O acadêmico do 9º semestre de Fisioterapia, Felipe Staevie, explica que os atendimentos para os pacientes do pós-Covid e para essa nova demanda do NAC são diferentes: “Agora, nessa nova fase, são exercícios bem mais específicos para a necessidade do paciente, focando sempre nos aeróbicos que servem basicamente como um remédio para eles”. O estudante ainda afirma que é muito gratificante ver os resultados dos atendimentos nos pacientes.

Segundo o professor João Rafael Machado, para o estudante essa experiência é fundamental já que começa a ganhar corpo dentro do seu aprendizado de técnicas e conhecimento científico para melhorar a vida dos pacientes. “Ainda a gente pode destacar que não existe serviços públicos formados para isso, nós não temos em Santa Maria um serviço público formado para esse tipo de paciente. Existem clínicas de fisioterapia geral, então existe a necessidade, a lacuna. Existindo essa demanda, a gente precisa fazer o serviço complementar, aí que entra o curso e entra também o nosso retorno para a comunidade”, complementa o docente.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo