NAC chega a mais de 100 atendimentos em seu primeiro mês Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/09/2021

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid (NAC) chega ao seu segundo mês de funcionamento, com mais de 100 pacientes atendidos. O projeto idealizado por professores do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN), em conjunto com a Prefeitura de Santa Maria e a Secretaria Municipal de Saúde, foi criado perante ao contexto atual e alta demanda de pacientes que permanecem com comprometimentos ocasionados pela Covid-19.

“Realmente estamos muito felizes com as atividades do NAC. Vários pacientes elogiando a atuação dos nossos alunos juntamente aos docentes envolvidos. Inclusive, os próprios alunos estão elogiando o local e a oportunidade de vivenciarem o contexto do atendimento ao paciente pós-Covid-19. Isso nos engrandece enquanto nosso propósito de oferecer o melhor atendimento à população de Santa Maria e a melhor experiência aos nossos acadêmicos de Fisioterapia”, destaca a Coordenadora do curso de Fisioterapia, Lilian de Oliveira.

Com três salas de atendimento e uma sala de triagem, o NAC conta com a atuação de professores e acadêmicos dos 9º e 10º semestres do curso. Conforme o último relatório, do dia 10 até o 31 de agosto, 117 atendimentos em 56 pacientes foram realizados.

O acadêmico do 9º semestre, Leonardo dos Santos Brum, comenta que com essa experiência de atendimentos no NAC, os estudantes conseguem aliar a área de conhecimento técnico, prático e teórico. “O NAC nos proporciona uma experiência enriquecedora, pois a Instituição nos proporcionou uma grande estrutura para melhor atendimento e melhor treinamento desses pacientes, principalmente visando a melhora da capacidade aeróbica e funcional da população”, complementa Leonardo.

Os atendimentos são feitos de forma gratuita nas salas do Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário (Cedas), situado na Rua Serafim Valandro – 400, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h, irão ser ampliados para segundas e quartas-feiras, das 13h30min às 16h. Os agendamentos são feitos pelo Sistema único de Saúde (SUS) via Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Gianmarco de Vargas/Estagiário de Jornalismo