“Na Universidade todos devem buscar uma visão conciliatória dos fatos” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/02/2020

Em projeção de esperança, fé e amor a Pastoral Universitária reuniu alunos novos e veteranos em celebração de acolhimento, na Capela São Francisco de Assis, nesta manhã de terça-feira, 18 de fevereiro. Após apresentar aos presentes os símbolos Franciscanos, como a Cruz de Damião*, a agenda universitária e livros de estudo, a irmã Ivone Rupolo, da Pastoral, explicou que o “Ser Franciscano” está relacionado como as pessoas se encontram em comunhão, que se relacionam diante da busca pelo aprendizado profissional e espiritual.

“Procuramos ser alegres, acolhedores, buscamos uma vida plena e feliz. Nesse espírito, o estudante deve aproveitar todas as oportunidades que a Universidade pode oferecer, no campo pessoal e profissional, buscando sempre evoluir por meio do compartilhamento de experiências”, enfatizou Irmã Ivone.

Após mencionar a gratidão em receber novos alunos na Universidade, a reitora da UFN, Irmã Iraní Rupolo, instigou os estudantes a refletirem sobre o que esperam da Universidade, diante do processo evolutivo do conhecimento. A reitora mencionou a importância da criação de vínculos, que fortaleçam o sentido da vida, assim como, o desenvolver do conhecimento para projetação de futuro, onde o mais importante não é estudar para uma prova, e sim, pela satisfação do desvelamento do amanhã.

“Na Universidade não devemos alimentar um espírito de pobreza. Os bens materiais sempre podemos recuperar, mas o do espírito e da alma devem enriquecer nossas relações, irradiando e transformando ambientes por meio do aprendizado contínuo”, esclareceu a reitora, enfatizando a perspectiva do conhecimento que transforma as pessoas, as quais transformam o mundo.

Ainda em sua manifestação de acolhida aos estudantes neste primeiro semestre, a reitora salientou a importância da compreensão das diversidades, na busca pela obtenção do conhecimento. “Precisamos projetar atitudes mais responsáveis com o planeta, superar a visão de polaridade. Devemos partir da ideia de que todos buscam o seu conceito bem, e precisamos buscar uma visão conciliadora dos fatos, tendo em vista que estamos em um ambiente acadêmico de promoção do conhecimento”, finalizou a reitora, saudando aos presentes pelo ótimo ano letivo.

Um novo momento de acolhida será realizado na Capela São Francisco de Assis hoje, terça-feira, às 19h, no Conjunto III da UFN. Amanhã, dia 19, quarta-feira, um momento especial será preparado para os alunos do turno da noite que estudam no Conjunto I, na Capela do Colégio Franciscano Sant’Anna.

* A Cruz de São Damião é também conhecida como Cruz de São Francisco de Assis. Atualmente a obra se encontra sobre o altar da Basílica de Santa Clara, localizada na cidade de Assis, Itália. Reza a tradição católica que, por volta de 1205, Francisco de Assis, em crise espiritual, entrou na igreja de São Damião, localizada na cidade de Assis, Itália, ajoelhou-se diante do crucifixo para orar e teria ouvido a voz do Cristo crucificado lhe dizendo: “Francisco, vai e repara minha casa que está em ruínas”. Imediatamente Francisco saiu pela cidade de Assis pedindo pedras para as reformas.

Texto: Carlos Spall – Jornalista/UFN
Fotos: Carolina Teixeira – Jornalista/UFN