Mostra de Castiçais está disponível no Hall da Reitoria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/04/2021

O Hall da Reitoria ganhou uma nova exposição a partir do dia 15 de abril. As peças da obra “Castiçais e sua simbologia”, estão exibidos no hall do Prédio 7 do Conjunto I da Universidade Franciscana para toda a comunidade acadêmica e visitantes da Instituição, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h, gratuitamente.

A exposição é uma realização conjunta entre a UFN, o Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas e a Sala de Exposições Angelita Stefani. Os castiçais em exposição nessa mostra são parte do acervo do MHIF, apresentando influências francesas ou inglesas, de acordo com a época e local de produção.

A curadoria é realizada pela professora Círia Moro, docente da UFN, e por Franciele Roveda Maffi, responsável pelo Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas - MHIF. Elas explicam que o objeto escolhido para exposição é um artefato de decoração para ambientes domésticos e também um elemento religioso simbólico. Além disso, ocupa lugar de destaque sobre móveis, mesas e altares, com sua utilização sempre ligada à luz, desde a antiguidade.

De maneira geral, os castiçais são compostos por três parte:
- Base;
- Haste;
- Aparador ou arandela.

O conjunto desses elementos possibilitou aos ourives, trabalharem de acordo a estética dos estilos em diferentes períodos da história da humanidade. Posteriormente, nos séculos XVII a XIX apresentam ornamentos carregados do barroco, passando pela delicadeza do rocaille, ao rigor das linhas do neoclassicismo.

Segundo as curadoras, a nomenclatura candelabro é dada para o castiçal com vários braços que pode suportar múltiplas velas, como exemplo o de sete braços, que representa os dias da criação, associado à cultura judaica, conhecido de Menorah.

A exposição não possui data prevista para encerramento e está disponível para apreciação de todos.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Fotos: Eduardo Camponogara / Estagiário de Publicidade e Propaganda