Metodologias ativas no ambiente de ensino Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/07/2018

Com o intuito de trazer autonomia e mais responsabilidade para os alunos em sala de aula na hora de adquirir o próprio conhecimento, o Curso de Extensão de Metodologias Ativas para o Ensino Hibrido projeta um panorama sobre diversificados métodos de aprendizagem.

O curso abordará o conceito de metodologias ativas a partir de quatro tópicos específicos. O primeiro, trará uma noção geral sobre o que é, como funcionam e se configuram as metodologias ativas. Os demais, abordam três tipos de metodologias especificas: aprendizagem baseada em problemas, instrução por pares e a sala de aula invertida.

As metodologias ativas são uma proposta de reconfiguração da sala de aula, no sentido de transformar as aulas e o ambiente de estudo em espaços mais interativos e menos formais, e utilizam o ensino híbrido para realizar propostas diferentes de aprendizado com o uso ou não de tecnologias.

Em cada metodologia específica vista no curso, segundo o corpo docente, o aluno terá acesso a uma serie de textos e informações sobre cada uma delas e assim terá de realizar algumas tarefas, que são desafios lançados em cada tópico que o aluno do curso de extensão precisará resolver.

O objetivo central segundo a professora da disciplina, Valéria Iensen Bortoluzzi, é mostrar como é a reconfiguração e como funciona o aprendizado com o uso da tecnologia e sem o uso delas.

“A intensão é mostrar ao participante do curso de extensão, que o aluno de ensino básico e superior precisa se responsabilizar mais pela sua aprendizagem. O aluno tem um mundo de informação em mãos, o que devemos fazer é transformar este conteúdo em conhecimento”, destaca.

Para conhecer mais sobre os cursos de extensão e realizar a inscrição, clique aqui. São cinco cursos disponíveis e as inscrições vão até o dia 08 de agosto.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo