Mestranda em Saúde Materno Infantil da UFN desenvolve projetos relacionados à saúde da mulher e da criança Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/05/2020

Texto: Emanuelly Guterres - Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: arquivo pessoal  (registros feitos antes da pandemia do coronavírus)


O Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil desenvolve inúmeros projetos todos os anos. A mestranda Maria Luisa Suárez Gutiérrez Cella é um exemplo já que desenvolveu ao longo de 2019 e continua desenvolvendo, diversas ações em saúde preventiva e projetos relacionados à saúde da mulher e da criança em Santa Maria e região, principalmente na cidade vizinha de Tupanciretã-RS. O projeto Semear foi realizado com orientação da Profa. Cristina Saling Kruel, e apoio constante da Profa. Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da UFN.  

Maria Luisa é boliviana, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidad Católica Boliviana San Pablo (UCB) e revalidou seu diploma de graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A médica, que possui uma vasta bagagem na área da medicina, hoje trabalha em Tupanciretã como ginecologista e obstetra do Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), desde 2008.

Faz parte da equipe do plantão de urgências do HCBT desde 2009 e é médica da Atenção Básica desde 2010. Desempenhou a função de Diretor Clínico do HCBT entre 2012 e 2013 e faz parte do corpo clínico desta entidade desde 2010. Coordenou projetos em Saúde Preventiva da Secretaria Municipal de Saúde de Tupanciretã: Mãe Coruja Adolescente (2013-2016), Vida Saudável para a Mulher Tupanciretanense (2014-2017), Crescendo com Amor e Saúde (2014-2017) e Ama teu coração (2015-2016).

Atualmente é responsável pela Política de Atenção Integral do Adolescente deste município, desde 2016. Além de cursar o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) desde 2018 e coordenar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPES - Tupanciretã), que promove cursos com equipe multidisciplinar em diferentes cenários desde 2019, a médica também faz plantão obstétrico na Santa Casa de São Gabriel desde 2019 e relata que pretende cursar o doutorado com linha de pesquisa concentrada na área da Obstetrícia.

Durante o mestrado, Maria Luisa desenvolveu vários trabalhos relacionados à Saúde Preventiva da Mulher e da criança. Um deles, o mais destacado é o projeto “Estratégia Semear”, uma tecnologia social que inclui o desenvolvimento e implantação de um conjunto de ações voltadas para as demandas mais urgentes em saúde materno infantil do município de Tupanciretã. Esta foi aplicada com base nos indicadores de saúde do município e por um levantamento das demandas junto à população.

O projeto inclui rodas de conversas com usuários nas salas de espera dos serviços de saúde, realização de oficinas, palestras e pesquisas a través da aplicação de questionários em profissionais dos dispositivos de saúde e em meninas adolescentes. Além disso, propostas estão alicerçadas na estratégia Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

Como objetivos específicos, o projeto:
• Investiga a percepção dos profissionais da saúde quanto a eficácia dos serviços de saúde do município;
• Identifica as demandas na assistência em saúde materna infantil do município, percebidas pelos gestores dos dispositivos municipais de saúde;
• Averigua o conhecimento e os interesses de meninas adolescentes quanto ao planejamento familiar e o projeto de vida;
• Desenvolve mecanismos para o controle de qualidade da Estratégia Semear e sua eficácia.

Foram realizados dois estudos para montar o projeto: o primeiro inclui a investigação a respeito das demandas mais urgentes em saúde materno infantil em Tupanciretã, com base em questionários aplicados em profissionais da saúde e em meninas adolescentes matriculadas em escolas municipais e estaduais da cidade. 

O segundo estudo tem como proposta desenvolver o projeto, incluindo um conjunto de ações prioritárias na cidade, voltadas para o planejamento familiar e projeto de vida das adolescentes nas escolas, e qualificar a assistência no pré-natal, parto, pós-parto e atendimento integral à criança até dois anos de idade nas creches, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no hospital. A Estratégia Semear desenvolve mecanismos de controle de qualidade para serem periodicamente acionados durante os cinco primeiros anos após sua implementação. 

Após aprovação pelo Comité de Ética em Pesquisa (CEP) da UFN, o projeto passou por apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, dos Conselhos Municipais de Saúde e Educação do município, da Gestão do Hospital de Caridade Brazilina Terra e da Secretaria Municipal de Saúde para sua implantação. 


A Estratégia Semear inclui quatro ações em saúde preventiva realizadas em Tupanciretã, conheça-as :

Semeando Transformação

Após a pesquisa realizada nas meninas adolescentes, estão sendo realizadas atividades educativas preventivas visando o empoderamento da mulher adolescente para defesa dos seus direitos sexuais e reprodutivos, voltadas à promoção da saúde da mulher e prevenção da gravidez na adolescência. Tendo como foco a integralidade da rede de cuidados, a humanização da assistência e o planejamento familiar.

Semeando Conhecimento

Criou o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPES), que articula os diferentes níveis de atenção, constituído por uma equipe multidisciplinar que promove práticas de capacitação profissional e na comunidade na perspectiva da educação permanente. 

Uma delas foi a organização do I Workshop de Humanização e Assistência ao Parto no município de Tupanciretã, tendo como objetivos:

• Orientação e transmissão de conhecimentos sobre a Humanização na assistência no Pré-Natal, Parto e Pós-Parto para a comunidade e profissionais em Saúde;
• Qualificar os serviços em saúde materno infantil, contribuindo na aceleração da redução das taxas de mortalidade materna e mortalidade materna e neonatal, assim como as ocorrências de cesarianas desnecessárias;

Outra das atividade organizada pela mestranda Maria Luisa foi o I Workshop de Boas Práticas na Obstetrícia realizada na Santa Casa na cidade de São Gabriel.

Ambos eventos teve a participação de gestores municipais, residentes e ex-residentes em Enfermagem Obstétrica, mestrandas em Saúde Materno Infantil e acadêmicas em enfermagem da UFN.

Durante o ano 2019, Maria Luisa esteve realizando palestras no hospital e nas UBS, entre elas o de Câncer de Mama em virtude do Outubro Rosa. A mestranda reuniu profissionais da saúde em varias oportunidades e tratou temas de interesse deles com muita ênfase, explicando como prevenir e cuidar de doenças.

Maria Luisa também coordena junto com o NEPES, em Tupã, o II Curso Teórico-Prático de Atualização em Cuidados Obstétricos do HCBT. Um curso com duração de nove meses, que teve início em outubro de 2019 e tendo suas atividades realizadas no Hospital de Caridade Brasilina Terra. Nesta atividade participaram também mestrandas, residentes e ex-residentes da UFN.

Semeando Vidas

Um projeto cujo intuito é reduzir o alto índice de mortalidade infantil no município de Tupã. Qualificando as Redes de Atenção Materno-Infantil através da criação de um protocolo de assistência Pré-natal e Puerpério, baseado nas diretrizes da Rede Cegonha e demandas do município. 

Semeando Futuro 
Trata-se da promoção de saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências. Em uma maneira de sistematização e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças até cinco anos, mediante as curvas de peso/idade, altura/idade e índice de massa corporal (IMC).

Além da implantação de um calendário modelo mínimo de consultas e acompanhamento para assistência das crianças sadias até dois anos. E por fim, a realização de atividades educativas em saúde com apoio de equipe multidisciplinar e de prevenção de doenças em crianças até 12 anos.

A atividade inclui rotineiramente a: 
• Revisão de carteiras de vacinas; 
• Suplementação de Sulfato Ferroso - em crianças de seis meses a dois anos; 
• Administração da megadose de Vitamina A - em crianças de seis meses a seis anos;
• Vermífugos - a partir de dois anos; 
• Aplicação de flúor nos dentes - a partir de seis anos;
• Orientação sobre saúde bucal - em todas as crianças.

A promoção do aleitamento materno e a administração de megadose de Vitamina A em puérperas no pós-parto imediato fazem parte deste projeto. 

Participação de outros mestrandos

O projeto Estratégia Semear recebeu a participação de vários outros mestrandos da instituição, como foi o caso da Amanda Marchinski. Enfermeira formada desde 2015 em Curitiba, é especialista em enfermagem obstétrica. Amanda diz que sentiu necessidade de aprimoramento da prática assistencial na área e buscou a Residência em Enfermagem Obstétrica da UFN. 

Foi durante os anos de residência que teve contato com vários professores e mestrandos, assim como, Maria Luisa que lhe convidou para participar de algumas atividades do Estratégia Semear. Amanda diz que foram momentos assim que a estimularam a continuar suas reflexões na área materno infantil e a buscar através do mestrado o aprimoramento pessoal para o atendimento obstétrico no âmbito multiprofissional. 

“Esse projeto é muito importante para disseminar o aprimoramento. Nós estamos olhando para o cenário obstétrico agora como um momento de mudança e essa mudança precisa acontecer com todos, desde os profissionais até as usuárias de saúde e acompanhantes”, enfatiza Amanda. Para a enfermeira é necessário inserir a sociedade a esse meio para que haja a transformação. 

O Mestrado em Saúde Materno Infantil da instituição tem como objetivo capacitar os profissionais da saúde e áreas afins, contribuindo para implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher, da criança e da família. Garantindo o acesso, acolhimento e resolutividade por meio de boas práticas de organização, gestão e atenção integral à saúde. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação