Mestranda do Chile realiza Mobilidade Acadêmica na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/12/2022

De 13 a 23 de dezembro, a Universidade Franciscana (UFN) recebeu a mestranda e também professora da Universidade Católica del Maule (Chile), Mariana Herrera Escobar, que realizou atividades pedagógicas, de pesquisa e visitas técnicas. Aqui na Universidade, recebeu tutoria da professora Cláudia Zamberlan, docente do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN e participou de diversos momentos institucionais e de aprendizado.

Dentre as atividades realizadas, a mestranda participou de aulas teóricas e bancas do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e de reuniões pedagógicas. Foi oportunizada a sua participação no grupo de pesquisa GEPESES, rodas de conversa sobre simulação clínica, aulas com o Programa de Residência em Atenção Clínica especializada em Infectologia e Neurologia além de visitas técnicas ao Hospital Casa de Saúde, Hospital São Francisco de Assis e Atenção Primária à Saúde. “Foram dias de muita interação, compartilhamento de saberes e integração com a comunidade acadêmica, em especial, com os docentes e alunos do Mestrado, com o curso de Enfermagem e o Programa de Residência Multiprofissional”, enfatiza a professora Cláudia Zamberlan.

A professora Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, destaca que o intercâmbio da mestranda da universidade chilena em nosso foi altamente motivador e renovador: “O seu vasto conhecimento em simulação clínica, a sua empatia e interatividade possibilitaram trocas altamente efetivas e transformadoras. Além do compartilhamento de saberes e práticas que despertou entre os estudantes da Graduação e do Mestrado da UFN o desejo de realizar um intercâmbio acadêmico no Chile. Esse processo amplia a cooperação com países sul-americanos".

A professora Cláudia Zamberlan, Reitora Iraní Rupolo, professora Dirce Stein Backes e a mestranda chilena Mariana Herrera Escobar.

A egressas do Mestrado da UFN, Cristina de Freitas Rodrigues e Carine Gomes, responsáveis técnicas do Hospital Casa de Saúde e do Hospital São Francisco de Assis, de Santa Maria, acompanharam Mariana nas visitas técnicas no cenário hospitalar. Já a egressa Jucimara Montagner Michelon, acompanhou a mestranda e explicou o processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde. Para a enfermeira Cristina, a oportunidade de internacionalização proporciona a ampliação de conhecimentos em relação à outras experiências, tornando-se relevante para o compartilhamento de práticas de Enfermagem e produção do conhecimento entre culturas, podendo impactar na visão crítica e qualificação de competências da assistência.

Para Mariana Escobar a experiência da internacionalização a fez refletir sobre os desafios que assumo enquanto investigadora acadêmica a desenvolver na minha região e país. “E se faz necessário destacar o acolhimento transversal recebido da Reitoria, professores, acadêmicos da Graduação, Pós-graduação e Residência Multiprofissional, além dos funcionários administrativos, dos centros de saúde da atenção hospitalar e atenção primária. Bem como a Congregação das Irmãs Franciscanas, que fizeram desse estágio uma experiência única”, finaliza.

Fotos: Divulgação/Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil