04/01/2023
Na última sexta-feira (30), a acadêmica Tainá Ribas de Moraes do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, defendeu sua dissertação sobre os avanços e desafios da atenção pré-natal no Brasil, além do significado da assistência pré-natal na perspectiva de profissionais e gestores da saúde no âmbito da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. A partir da pesquisa, a mestranda evidenciou a cobertura, qualidade e a descontinuidade da assistência entre pré-natal, parto e puerpério é um dos principais desafios a serem superados e desenvolveu produto tecnológico ‘Cartilha de orientações sobre o pré-natal, parto e pós-parto’.
A professora e orientadora do trabalho, Adriana Dall’Asta Pereira, destaca que os resultados do estudo evidenciaram que a atenção do pré-natal ao pós-parto abarca um conjunto de medidas prospectivas que visam contribuir para desfechos favoráveis no parto: “Essas medidas multidimensionais e multiprofissionais incluem intervenções que vão da promoção, educação, detecção, ao tratamento precoce de agravos”. O trabalho teve apoio dos estudantes e bolsistas de Iniciação Científica Leandro da Silva Medeiros e Giovana Luiza Rossato. Segundo Tainá Ribas de Moraes, a cartilha é destinada para gestantes, pais, familiares e profissionais da saúde, e ainda tem como objetivo o esclarecimento e a orientação de dúvidas.
A estudante Giovana Rossato explica que para a construção da cartilha foi realizada ampla revisão das principais evidências sobre a temática. O trabalho é dividido em dez partes e entre elas estão: Desenvolvimento do bebê no útero por trimestre, Alimentação da gestante, Vacinação da gestante, Sinais do trabalho de parto e Queixas mais comuns na gestação.

Segundo a coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes, a cartilha é de extrema importância para induzir boas práticas. “Um excelente recurso de apoio para os profissionais da saúde, a cartilha visa orientar gestantes para a tomada de decisões autônomas, orientar sobre os tipos de parte, os cuidados com o recém-nascido, benefícios da amamentação, dentre outras orientações que uma mamãe precisa saber”, complementa.
O projeto ainda terá um momento de divulgação de lançamento e distribuição nas unidades de saúde de Santa Maria e São Gabriel. As datas ainda serão definidas e publicadas no Instagram do Mestrado. A cartilha pode ser visualizada por meio deste link.
Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/ Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil


