Mestranda da UFN produz documentário sobre a primeira hora de vida dos bebês Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/11/2021

A aluna do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade franciscana (UFN), Ligia Maria Terra Fontella, produziu o documentário ‘Hora Ouro: Semente da Esperança’ com a orientação da professora Claudia Diaz e supervisão da professora Dirce Stein Backes. A produção audiovisual aborda a interação entre mãe e recém-nascido nos seus primeiros 60 minutos de vida, que também é chamada de hora mágica ou hora sagrada.

Com a finalidade de oferecer instruções, visibilidade e promoção a respeito da hora ouro que, segundo a mestranda, é quando o bebê está calmo, com os olhos abertos e com pouquíssima atividade motora, tornando capaz de responder o ambiente a sua volta. Além de motivar o engajamento dos profissionais que assistem ao parto. A apresentação do trabalho foi na última segunda-feira (22), de forma remota, via Google Meet.

O documentário contou com a participação de profissionais de saúde, como: Andréa Mondadori, Médica Ginecologista e Obstetra; Silvia Naujorsk, Pediatra e Neonatologista; Rosiele Gomes Flores, Enfermeira Obstetra; Cristina Kruel, Psicológa e professora Universitária; Larissa Simon, Fonoaudióloga e Doula. Além de Luciana Krause, Aline Costa Lopes e Bruna Carvalho, que compartilham experiências a respeito do nascimento de seus filhos.

Ligia Fontelle, que é Enfermeira Obstetra, explica que a maior motivação para a realização do trabalho foi atentar a sociedade para um momento tão importante, que é a primeira hora do nascimento. Um assunto que, muitas vezes, não é abordado durante a gestação e as futuras mães não sabem o quanto esse momento pode beneficiar a vida do seu bebê e dela própria a curto, médio e longo prazo.

“Esse tema está relacionado a um dos períodos mais extraordinários da vida do ser humano. Nós como equipe de instituições que assistem ao nascimento, temos que suavizar a chegada desse novo ser, acolhendo, aquecendo, por vezes apenas observando, para que sua estreia no mundo seja de amor, segurança e aconchego”, relata a mestranda.

Ainda, segundo a mestranda, o próximo passo é disponibilizar o documentário para capacitações e divulgações em instituições de Ensino Superior e entidades de saúde, contribuindo com o conhecimento de cursos e profissionais da área. A produção tem 24min de duração e estará disponível em breve, após ajustes que foram discutidos durante a apresentação na segunda-feira.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Imagens: Reprodução/Documentário Hora Ouro: A Semente da Esperança | Capturas de Tela