Mestranda da UFN lança documentário sobre Síndrome de Down Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/03/2021

Foi lançado no canal do YouTube do Mestrado em Saúde Materno Infantil da UFN, um documentário produzido pela mestranda Rosani Vieira Lunardi, sobre o período da maternidade até o diagnóstico do filho com Síndrome de Down. “Quando a Síndrome de Down bate à sua Porta: experiência de mães e médicos sobre a comunicação do diagnóstico” foi construído como produto da dissertação de Rosani, que abordou: “Da maternidade ao Diagnóstico de um Filho(a) com Síndrome de Down: produção de material audiovisual sobre a comunicação da notícia”.

A aluna adotou como perspectiva a importância da comunicação entre profissionais da saúde e mães de filhos com a referida necessidade especial. Mais especificamente, sobre o método de como é repassado o diagnóstico da criança. A dissertação engloba em sua proposta, a discussão acadêmica, profissional e social. “Em âmbito universitário, os dados coletados servem de subsídios para reflexões teóricas, a fim de contribuir para a qualificação do meio profissional. Este que por sua vez, auxiliará na melhora de futuros comunicados, mediante o desenvolvimento da criança portadora da Síndrome e a adaptação da família”, esclareceu Rosani, autora da dissertação.

Orientadora da mestranda, a professora Luciana Smeha falou sobre o grau de importância ao dar este espaço de escuta para estas mães: “As mães que receberam essa notícia há décadas, obtiveram-na de forma mais pessimista, no entanto as que a recebem agora, a obtém de modo mais adequado”. Segundo Luciana, é um caminho para que esses pais entrem num processo de adaptação mais fácil.

A produção audiovisual foi apresentada na sequência da defesa, a fim de promover a reflexão da convivência familiar com filhos portadores. O mesmo visa servir de material didático para alunos da graduação, sobre a importância da capacitação médica, frente ao repasse de notícias do referido campo.

Igualmente, autora do produto, Rosani explica que a elaboração audiovisual servirá tanto para mães que irão vivenciar esse processo, assim como para profissionais e estudantes que estejam envoltos nesta área: “O documentário é uma tecnologia social que pretende contribuir para o meio acadêmico, ao servir como ferramenta pedagógica nos cursos da saúde. Ele visa promover reflexões sobre as estratégias utilizadas para a comunicação de diagnósticos, reflexão para médicos mais experientes e para aqueles que ainda estão em formação, permitindo, assim, desenvolver melhorias na comunicação”.

A defesa teve como comissão examinadora, as docentes: Dra. Luciane Najar Smeha (Presidenta da Comissão - UFN); Dra. Angélica Dotto Londero (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)); Dr. Vítor Daniel Franco (Universidade de Évora - Portugal); Dra. Claudia Maria Diaz (UFN). Além da comissão, esteve presente no encontro, o professor que estuda a temática da criança com deficiência, Vitor Franco, da Universidade de Évora, em Portugal.

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO: