Mestranda da UFN desenvolve pesquisa sobre saúde mental de professores Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/11/2021

A estudante do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana (UFN), Alciene da Silva, elaborou uma pesquisa on-line com o objetivo de avaliar a maneira que docentes universitários de instituições de Ensino Superior trabalharam em meio ao período pandêmico. O projeto está sendo desenvolvido desde outubro e tem orientação da professora do Mestrado, Carina Boeck, com perspectiva de término para dezembro de 2021, após conclusão das análises.

A proposta surgiu a partir da compreensão da mestranda sobre o entendimento de que o ensino remoto trouxe à tona diversas questões referentes às metodologias adaptativas na rotina de cada profissional da educação. “O objetivo é apresentar uma análise da saúde mental dos professores universitários de todas regiões do Brasil em tempos de pandemia”, destacou a mestranda Alciene.

Segundo ela, a nova rotina de trabalho impôs aos educadores, a necessidade do domínio de tecnologias digitais para criar espaços de participação, reflexão dialógica e de desenvolvimento do raciocínio clínico e crítico. Por meio da perspectiva do estudo e análise de resultados, objetiva-se direcioná-los a docentes universitários de todo o Brasil: “Os professores possuem especificidades como interação de longo prazo, repetidas e intensas, podendo ser expostas a mau comportamento ou abuso verbal, influentes no ensino. Estes pontos contribuem para exaustão emocional, podendo modificar os setores cognitivo, afetivo e comportamental”.

Considera-se, como principal hipótese do estudo, as mudanças e exigências provocadas pelas condições sanitárias do país, diante do adoecimento de professores de acordo com incertezas, estresses, ansiedade e depressão, possíveis ocasionadores da síndrome do esgotamento. “Identifico como importante na medida, a avaliação da empatia e do estresse de pessoas que precisaram de forma muito rápida se adaptar ao trabalho remoto e aos dispositivos tecnológicos para dar seguimento na formação de outros profissionais”, pontuou Alciene, autora do projeto.

A proposta conta com a participação dos docentes, como voluntários para a verificação dos níveis de estresse e empatia ao longo da pandemia de Covid-19. Segundo a estudante, o objetivo é repassar aos demais mestrandos a mensagem de quanto a pesquisa científica pode auxiliar no cuidado de professores, com uma qualidade de vida diante das incertezas do trabalho remoto.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo