Mestrado Saúde Materno Infantil da UFN completa cinco anos e realiza premiações Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/01/2021

O Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) completou cinco anos desde seu surgimento na instituição. No final deste segundo semestre de 2020, as(os) mestrandas(os) foram gratificadas com o Prêmio Cesar Victora, o qual avalia a produção acadêmica e o impacto social do produto da dissertação desenvolvidas ao longo dos semestres. A premiação foi transmitida no programa Saúde em Foco, da UFN TV.

Em janeiro, o mestrado estará com 100 alunos titulados, o que enfatiza o trabalho exercido no cenário da referida área. A coordenadora da especialização, Profa. Dirce Backes, frisou em entrevista à UFN TV, a alegria das conquistas alcançadas pelas(os) mestrandas(os), em cinco anos de trabalho: “Eu gostaria de reconhecer esta história, que foi construída com a participação de muitas pessoas, inseridas em todos setores institucionais, junto aos professores e egressos”.

Para cada turma, houve um premiado e dois destaques. Cada uma das categorias foi definida a partir de um processo de análise realizado pela comissão de seleção e coordenação do mestrado. As dissertações envoltas na especialização, ligaram-se a proposta de um produto tecnológico, com finalidade de contribuir para a transformação da realidade de trabalho das(os) alunas(os). Além dos critérios previamente citados, o Prêmio Cesar Victora considerou também, o desempenho profissional das mesmas.

Condecorado com a referida homenagem, Daniel Tavares afirma que é um incentivo na busca de novas conquistas, a fim de estimular outros alunos do mestrado a superar seus desafios: “Acredito que todas as atividades desenvolvidas foram fundamentais, desde as aulas, até as participações de eventos”. A referida categoria premiou também, as mestrandas: Maria Luisa Suárez Gutiérrez; Simone Barbosa Pereira; Cristina dos Santos de Freitas Rodrigues; Bruna Dedavid da Rocha.

Além do Cesar Victora, houveram outras duas categorias de reconhecimento. Os destaques ‘Impacto Social’ e ‘Projeção Profissional’ reconheceram, igualmente, os produtos desenvolvidos e as trajetórias profissionais durante o mestrado. O ‘Destaque: Impacto Social’ manteve como critérios de avaliação a implantação dos produtos tecnológicos elaborados, bem como suas aplicações em comunidades beneficiadas, junto a complexidade e impacto de ações desenvolvidas pelo produto da dissertação.

Bonificada na categoria, Marcia Montagner reitera a importância dos trabalhos construídos durante o mestrado. Segundo ela, o reconhecimento é uma resposta positiva, frente ao esforço realizado pelas alunas, orientadoras e equipe técnica: “O prêmio consolida nosso trabalho e acredito que isto sirva de incentivo aos demais mestrandos, a aceitarem o que se propõe e buscarem aprender cada vez mais”. Dentre as demais premiadas, estiveram as mestrandas: Kelen da Costa Pompeu; Katiele Hundertmarck; Janine Vasconcelos; Amália Lúcia Machry Santos.

CONFIRA ABAIXO O PROGRAMA ESPECIAL DE 5 ANOS DO CURSO:

Por fim, o ‘Destaque: Projeção Profissional’ considerou a trajetória e ingresso em doutorado, a assunção de atividades docentes, o reconhecimento municipal, regional, estadual e nacional, como critérios de observação.

Consolidada com a homenagem, Carine Gomes evidencia a responsabilidade na atuação profissional. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos ao longo dos semestres, auxiliaram no processo de capacitação, principalmente na construção dos projetos.

A premiação, foi direcionada, igualmente, às mestrandas: Aline Dalcin Segabinazi; Emanuele Lopes Ambros; Juliana Silveira Bordignon; Carine Alves Gomes; Roseléia Regina Halmenshlager.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: divulgação