Mestrado em Saúde Materno-Infantil realiza campanha de combate ao fumo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Fotos: divulgação 

O Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana realizou uma campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que teve como objetivo alertar aos fumantes sobre os perigos do tabagismo e os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

A ação realizada pelos alunos do mestrado teve como tema “Quais os malefícios do fumo na gestação?”, e procuraram formas de impactar quem os visse, chamando atenção dos acadêmicos que frequentavam o pátio e salas de aula da UFN. 

Esta campanha teve a finalidade de levantar um debate pelos diferentes cursos da universidade e, principalmente, reforçar na contribuição do controle do tabagismo como formadores de opinião. Além disso, alertou os possíveis impactos deletérios do cigarro, especialmente na gestação, pois o bebê corri risco de nascer prematuro ou apresentar baixo peso após o nascimento e problemas respiratórios. 

“Acreditamos que essas ações são muito significativas para sensibilizar os participantes a incentivarem as mudanças de comportamento na sociedade brasileira, sobretudo a problemática que envolve o tabaco”, explicou a mestranda Nathália Adames. 

Com a campanha, os impactados com informação de que não é só o fumante que corre risco de adoecer devido o cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam. As pessoas que não possuem contato direto com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como asma e pneumonia. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação