16/03/2021
O Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) realiza a aula inaugural do curso no dia 25 de março, às 19h, via Google Meet. De modo geral, ela tem o objetivo de acolher os alunos ingressantes de 2021.
A psicóloga organizacional do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Adaiane Amélia Baccin, mediará uma palestra com o tema “Promovendo Emoções Positivas”. Já a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (SP), Vera Lucia Pamplona Tonete, se encarregará do tema “Perspectiva dos Programas Profissionais: oportunidades e possibilidades”.
Coordenadora no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, a professora Dirce Backes ressalta que, por se tratar de um exercício de motivação, serão trabalhadas questões frente às competências inseridas no dia a dia de profissionais da área, em meio ao período pandêmico: “Além de abordarmos propostas ligadas ao desempenho profissional frente a Covid-19, serão discutidos tópicos pontuais sobre nosso setor de atuação”.
Ingressante no Programa de Pós-Graduação (PPG), a cirurgiã dentista e especialista em odontopediatria, Cândida Bonadiman Jung, destacou alguns dos motivos pelos quais fizeram com que ela optasse por cursar o referido mestrado na UFN: “Graduei-me em 2014 na Universidade, e atualmente resido no Mato Grosso. Quando fui notificada da possibilidade de ingresso, mesmo daqui, em razão da pandemia, não pensei duas vezes. A equipe de professores é capacitada e os conteúdos são atualizados, a ponto de abranger inúmeros temas”.
Segundo ela, as alterações de rotina, resultantes da pandemia, fizeram com que aproveitasse o tempo para ampliar os estudos. “A oportunidade de estar fazendo um mestrado online é uma conquista. A busca por novos conhecimentos, para que eu possa oferecer o que há de melhor aos meus pacientes, sempre foi meu objetivo”, finalizou.
Igualmente ingressante no Mestrado, a fisioterapeuta em oncologia mamária e saúde da mulher, Andressa Caetano, revela que a qualidade do ambiente de estudo, bem como a integração entre profissionais da saúde, foi decisiva para que escolhesse o Mestrado em Saúde Materno Infantil. Andressa enfatiza também, os desafios presenciados na pandemia, sobre estudos e vida pessoal: “Estou muito contente com o que já vivenciei nesta época. Provei a mim mesma que a minha maior superação, foi lidar com a rotina de ser mãe, mulher dona de casa, trabalhar no meu consultório e fazer o mestrado. Gratificação imensa aos professores e colegas que sempre estão dispostos a ajudar”.
A Aula Inaugural será aberta, igualmente, a estudantes de outros cursos da Universidade Franciscana, os quais podem solicitar participação, ao encaminhar um e-mail para a secretaria do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil (sec.ppgs@ufn.edu.br).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN