Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN firma parceria com Universidade do Porto/Portugal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/01/2021

A Universidade Franciscana, por meio do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, firmou uma parceria com a Universidade do Porto, de Portugal, a fim de que Fernanda Cardoso pudesse realizar sua pesquisa de mestrado em ambos os países.

A dissertação aborda a “Percepção de consumidores do Brasil e Portugal frente a informativos nutricionais em serviços de alimentação”, sob orientação da professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, da Universidade Franciscana, e co-orientação da professora Ada Rocha, da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto/Portugal. A Nutricionista pretende aplicar o seu estudo em Portugal nos meses de setembro a novembro de 2021, mas os planos estão sendo adaptados conforme as recomendações e restrições impostas pela pandemia do Novo Coronavírus.

O trabalho faz parte do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN/CNPq) e do Projeto “Desenvolvimento de Informativo Nutricional para Serviços de Alimentação” com fomento da FAPERGS 05/2019 do Programa Pesquisador Gaúcho – PqG. Integram a equipe de trabalho de Santa Maria/RS a professora Cátia Storck, do curso de Nutrição/UFN, professor Gustavo Stangherlin Cantarelli, dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação/UFN, as mestrandas Nariéli Felipetto e Patrícia Scheffer, do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida/UFN, e as acadêmicas de Nutrição da UFN, Natália Brugalli Ribeiro (PIBITI/CNPq) e Amanda Spat (Probic/UFN).

Para aplicação a nível estadual o projeto conta ainda com a parceria de 6 universidades, uma em cada região do Rio Grande do Sul, sendo elas: profa. Adriane Blumke, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Campus Palmeira das Missões), profa. Karen Mello de Mattos Margutti, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), profa. Isabel Pommerehn Vitiello, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), profa. Ana Beatriz Almeida de Oliveira e profa. Viviani Ruffo de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), profa. Joice Trindade Silveira, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Itaqui) e da profa. Elizabete Helbig, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).