Mestrado da UFN realiza curso de atualização em Cuidados Obstétricos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/11/2019

O Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil realiza o II Curso Teórico-prático de atualização em Cuidados Obstétricos do Hospital de Caridade Brasilina Terra, na cidade de Tupanciretã/RS.

A proposta da ação, com o tema “Semeando Conhecimentos”, foi trabalhar a Saúde Materno-Infantil no âmbito da educação em saúde do município, sendo implantadas pela Estratégia Semear, uma tecnologia social que inclui o desenvolvimento e implantação de um conjunto de ações para as demandas mais urgentes em saúde.

Esta tecnologia faz parte do trabalho de conclusão da mestranda em Saúde Materno-Infantil Maria Luisa Suárez Gutiérrez Cella. O projeto iniciou com a criação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEPES - Tupanciretã, que articula diferentes níveis de atenção em saúde do município. O NEPES é composto por uma equipe multidisciplinar da área da saúde da cidade, promovendo práticas de capacitação profissional na perspectiva da educação permanente.

A capacitação dos profissionais visa uma nova reestruturação dos serviços de saúde e de educação continuada, em conformidade com o Sistema Único de Saúde (SUS) e atuais exigências pedagógicas.

A atividade do Curso de Atualização começou no dia 24 de outubro, com o tema “Admissão da Gestante e Partograma’, que foi ministrado pela Enfermeira Obstetra do Hospital Casa de Saúde e Mestranda em Saúde Materno-Infantil da UFN, Andressa Ávila Melo.

Ao todo, serão 9 encontros mensais, abordando temas referente às principais mudanças nos protocolos da assistência obstétrica e respondendo as demandas dos profissionais e usuários. Ainda, serão apresentados novos estudos baseados em evidências científicas na área da saúde materno-infantil. 

As palestras são conduzidas pela equipe que compõe o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, egressos do curso de Enfermagem, que atuam na área da obstetrícia e mestrandos em Saúde Materno Infantil da UFN.

O próximo encontro está marcado para o dia 28 de novembro, com as palestras ‘Pós-datismo e indução do trabalho de parto’ e ‘Distócias no trabalho de parto’. A primeira será ministrada por Amanda Mirela Marchinski, e a segunda por Isis de Lima Rodrigues, ambas residentes em Enfermagem Obstétrica da UFN. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação