Mestrado da UFN realiza confraternizações com integrantes da Asmar Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/12/2019

O Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão “Empreendedorismo Social”, coordenado pela Profa. Dirce Stein Backes, realizou enceramento das atividades do ano de 2019 com os integrantes da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável - Asmar, com belíssima confraternização que envolveu alunos de Iniciação Científica do Curso de Enfermagem, alunos do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e alunos e professores do Curso de Administração da Universidade Franciscana – UFN, especialmente a Profa. Janaína Marchi, que é apoiadora do projeto.

O jantar ocorreu no Restaurante Churrasquito, localizado no centro da cidade. O curso de Mestrado da UFN conseguiu uma van que trouxe os funcionários da Asmar até o local, onde desfrutaram de um belo e delicioso jantar.

Após o momento de confraternização, alguns integrantes do Mestrado e da Asmar tomaram a palavra para agradecer pelo ano de 2019 e a parceria entre a UFN e a Associação, que já perpetua por anos.

Ainda, em comemoração ao final do ano, o grupo da UFN, composto por mestrandos e docentes ainda realizou uma comemoração natalina na Associação dos Selecionadores de Material Reciclável – Asmar, localizado no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria-RS.

A atividade foi composta por um almoço natalino, que contou ainda com uma celebração organizada pela Pastoral Universitária da UFN.

O almoço ocorreu na quarta-feira, dia 18 de dezembro, e o jantar de encerramento no dia anterior, terça-feira, 17 de dezembro.

O grupo agradece aos apoiadores: Restaurante Churrasquito, MV Transportes, Cacau Show, empresas e lojas que adotaram as cartas dos integrantes da Associação, Papai Noel, Músicos e demais apoiadores.

DEPOIMENTOS

Estudante Carine Issacoti
“O meu Natal será muito diferente. Vocês ‘profissionais da Associação’, me tornaram mais humana, sensível e solidária. Me tornei outra pessoa no aprendizado e na troca de experiências com vocês”.

Estudante Amanda Forgiarini Ruiz
“Agradeço de coração as vivências e trocas de experiências com cada um de vocês. Vocês, hoje, fazem parte da minha família. Reconheço o quanto o trabalho de vocês é importante para a comunidade e a sustentabilidade do meio ambiente...”.

Associada Margaret Vidal
“Gratidão é a palavra que define este momento, este dia. Vocês reconhecem o nosso trabalho e dedicam o seu tempo para estarem conosco. Lutamos, trabalhamos, sofremos juntos. Enquanto algumas forças contrárias tentam nos fragilizar, vocês estão aqui conosco para nos apoiar e confirmar que vale a pena lutar por esta causa...”.

Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil Dirce Stein Backes
“Reconhecer o trabalho destas mães e mulheres empreendedoras é o mínimo que podemos fazer. Elas merecem o nosso respeito, reconhecimento e louvor por tudo o que fazem e que representam para a nossa comunidade Santa-mariense. São mães e mulheres que sonham, que lutam, que acreditam e que apostam numa sociedade mais justa e humana para os seus filhos. São mães e mulheres que esperam atitudes mais solidarias, responsáveis e conscientes no que se refere à reciclagem dos materiais nos próprios domicílios. São pessoas dignas do nosso respeito e admiração pelo que são e empreendem em favor do meio ambiente e de nossa cidade”.

Profa. Janaína Marchi

"O motivo de estarmos lá foi a vontade de querer fazer o bem acima de tudo, com sentimento de solidariedade e admiração. Desde o momento que fomos lá pela primeira vez, que conheci o local, o que despertou em mim foi um sentimento muito grande de admiração pela força delas, então passei a admirá-las, pois quanto mais a gente se aproxima delas, mais a gente vê a garra e força de vontade que existe lá. O mínimo que fizemos já foi muito. Mobilizamos muitas pessoas para conseguir fazer essa ceia de Natal. Foi lindo ver a solidariedade que a gente encontra em pessoas que a gente nem conhece, nem é próxima, pois para realizar essa celebração precisamos mobilizar muita gente. Esses momentos proporcionam o milagre do Natal acontecer. O milagre da multiplicação que Jesus diz na Bíblia, a gente vê na prática. Pois cada um dando um pouquinho de si, conseguimos partilhar e celebrar o momento.”