Mérito Acadêmico é entregue à colaboradores da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/04/2022

“A comemoração de hoje move a celebrar e a agradecer os mais de 25 mil estudantes formados em cursos de Graduação e os mais de 6 mil concluintes em cursos Lato Sensu. A Universidade conta, ainda, com mais de 600 formados em Mestrado e Doutorado. Estes egressos encontram-se em atuação profissional em centenas de países do mundo, levando e divulgando a formação acadêmica e os valores aqui construídos”, foram estas as palavras ditas pela Reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo, em seu discurso durante a Celebração dos 67 anos da Instituição de Ensino santa-mariense que foi realizada na quarta-feira (27) na Capela São Francisco de Assis.

Além de comemorar o aniversário da Universidade, o momento também foi de homenagear com o Mérito Acadêmico os colaboradores que há mais de 20 anos integram o quadro institucional e, com seu profissionalismo, contribuem para a qualidade do ensino e gestão que é feito atualmente. Nas palavras da Reitora, a oportunidade de evidenciar as pessoas que contribuíram pela educação, em especial com a educação franciscana, engrandece a academia, fortalece a identidade desta Universidade e a continuidade desta missão.

Presidida pelo Assessor Espiritual da UFN, Frei Valdir Pretto, e com a participação do Coral Illumina a cerimônia de Ação de Graças aos 67 anos da Universidade Franciscana foi de rememorar e agradecer pela trajetória de ensino, desde a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letas Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM), das Faculdades Franciscanas (FAFRA), do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) até o credenciamento em Universidade em 2018.

Muitas histórias foram escritas nessas salas de aula e corredores, nos laboratórios, ambientes de estágios, salas administrativas, gabinetes de estudos e pesquisas, nos pátios e auditórios; muitos caminhos construídos e sonhos realizados, como evidenciou a Reitora: “Aqui chegam sonhos e esperanças. Estudam, descobrem seus talentos, desenvolvem valores, firmam sua identidade e tornam-se profissionais. São aproximadamente 4.500 estudantes neste semestre e, com eles e para eles, estão voltados os esforços cotidianos desta Universidade”.

Para marcar ainda mais este momento, foram entregues os diplomas de Mérito Acadêmico aos gestores, professores e técnicos-administrativos que, há mais de 20 anos, contribuem com a educação desenvolvida na UFN. Figuras que, diariamente, constroem essa Instituição de Ensino com seu trabalho, competência e dedicação. Em função disso, 44 homenageados receberam das mãos da Reitora e da vice-Reitora, Solange Binotto Fagan, as distinções que definem sua trajetória profissional.

“Recebemos alunos, professores, colaboradores e visitantes, e como se em nossas casas estivéssemos, devemos recebê-los bem, com a devida atenção, respeito e zelo, e com muito orgulho procuramos sempre enaltecer a marca da nossa Instituição: a competência por excelência. Trabalhamos numa Instituição plural que respeita os diferentes modos de pensar e de agir, as diferentes culturas e crenças, sempre comprometida com sua missão. Nesses 20 anos ou mais vivenciamos diversas transformações da nossa Universidade. Crescemos em infraestrutura física e tecnológica, crescemos em quantidade e qualidade de cursos e de pessoas”, explanou a técnica-administrativa, Janaína da Silva Antunes.

O Mérito Acadêmico também foi dedicado à Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin, gestora que tem dedicado sua vida profissional com grande empenho à evolução da área acadêmica; à Pró-reitora de Administração e Finanças, Irmã Inacir Pederiva, que há 26 anos trabalha com afinco à gestão administrativa, financeira e ao crescimento da UFN; e à Reitora, professora Iraní Rupolo, grande gestora que é liderança reconhecida nacional e internacionalmente, que acompanha diariamente as ações e os projetos institucionais sendo mulher de fé, que acredita e defende a educação como um bem da humanidade.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Eduardo Camponogara/Estagiário de Publicidade e Propaganda