Mercado de trabalho antes, durante e após pandemia da Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/06/2020

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana participou de uma mesa redonda digital intitulada “Mercado de trabalho da Engenharia Ambiental antes, durante e após a pandemia”. A atividade ocorreu no dia 21 de maio e contou com mais de 400 profissionais de todo o Brasil, inclusive professores e funcionários do curso de Graduação da UFN.

De acordo com a Profa. Maria Amélia Zazicki, na oportunidade houve amplo debate e troca de experiências com diversos profissionais da área ambiental de todo o país. “Foi unânime que o mercado de trabalho está em ascensão, principalmente em áreas como energias alternativas, saneamento, tecnologias voltadas ao controle e monitoramento da poluição atmosférica e geotecnologias”, destacou a docente da UFN, sobre o evento.

Ainda, ela afirma que os desafios que os engenheiros ambientais encontram no campo de atuação foi outro importante ponto abordado pelos profissionais, visto que muitas atribuições também são de outras profissões.

“É importante o profissional participar ativamente dentro das câmaras de representação do CREA e lutar pela engenharia ambiental e sanitária. O mercado de trabalho tem um campo com vasta gama de atuação, o que constitui um dos principais pontos positivos o qual, apesar da pandemia, não deverá sofrer grandes alterações”, concluiu Profa. Maria Amélia Zazicki.

A web conferência nacional com empresas e profissionais da área ambiental foi organizada pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa.