MEMÓRIA: 'Medianeira, intercessora de todas as graças, e a história de fé que impulsionou a FACEM' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/11/2019

A Universidade Franciscana está presente, toda sexta-feira, na página Memória do Jornal Diário de Santa Maria. O espaço servirá como um disseminador de lembranças trazidas pela UFN, que terão relação com o desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Os textos serão produzidos por integrantes da Universidade Franciscana.

Confira a edição de 08 de novembro, com texto escrito pela jornalista Marielle Flôres.

A devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas As Graças, cuja romaria viveremos neste domingo, em Santa Maria, manifesta a fé de milhares de romeiros que, vindos de todo o Brasil, fazem seus pedidos e expressam sua gratidão à Mãe Medianeira. A grande festa da padroeira do Rio Grande do Sul acontece desde o ano de 1930.

Naquele ano, a cidade de Santa Maria estava ameaçada por um confronto armado entre unidades militares. Um grupo de 23 mulheres realizou uma caminhada pedindo a Nossa Senhora Medianeira que não houvesse o conflito. E ainda hoje o povo testemunha: “A Medianeira nos salvou da morte”.

Homenagens à Mãe Medianeira

As manifestações desta devoção se estendem pelas diversas homenagens prestadas à Medianeira de Todas as Graças. Conforme registros históricos obtidos no Livro de Crônicas das irmãs do Hospital de Caridade, que datam do ano de 1955, a autorização para o funcionamento da Escola de Enfermagem deu-se por intercessão de Nossa Senhora Medianeira.

Tal pedido, repleto de fé e confiança, também foi colocado aos “pés” da padroeira dos gaúchos. Diante das preces e orações que rogavam a Ela intercessão junto a Deus para os encaminhamentos da escola de enfermagem, e da conjunção de esforços entre a congregação das Irmãs Franciscanas, o Hospital de Caridade e entes públicos, a autorização para o funcionamento da Escola de Enfermagem foi concedida: “depois de termos depositado aos pés do altar e também da querida Mãe Medianeira os nossos agradecimentos pela graça alcançada, assistimos à santa missa na catedral, celebrada pelo Reverendo Pe. Valle, na qual fez belíssima alocução, exaltando os poderes da Medianeira”.

Desta maneira, a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira, criada em 16 de maio de 1955, também fez de seu nome uma celebração à Mãe de Deus.

O fortalecimento da devoção a Medianeira deve-se muito ao terceiro bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Antônio Reis. Ele marcou profundamente a história da cidade e, de forma especial, da FACEM. Grande devoto mariano, levou em frente a construção do Santuário Basílica e também da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira. Ele, que esteve por bastante tempo internado no Hospital de Caridade, foi amparado, cuidado e atendido pelas irmãs que, aos poucos, se especializavam por meio da escola de enfermagem em consolidação.

Talento: Irmã Angelita Stefani, na foto acima,  pintou a primeira imagem de Nossa Senhora Medianeira.

O retrato da Medianeira de Todas as Graças

A vida de uma irmã franciscana também foi marcada pela devoção a Nossa Senhora Medianeira. Irmã Angelita Stefani, aos 19 anos, pintou, a partir de uma pequena estampa, o primeiro quadro de Nossa Senhora Medianeira. O pedido foi feito por seu irmão Roberto, que era seminarista e conhecia o Padre Ignácio Valle, responsável por trazer a devoção à Medianeira para Santa Maria.

Arte e Fé: Na imagem acima, um dos quadros originais pintados pela Irmã Angelita é o que acompanha os fiéis durante as novenas preparatórias

Desde então, expressamos nossa fé também por meio dos pedidos depositados diante da imagem retratada pela jovem irmã, a qual revelou que a oportunidade de realizar a pintura do quadro de Nossa Senhora Medianeira deixou, em sua vida, uma profunda marca de gratidão.

O quadro, que hoje peregrina com os fiéis durante as novenas preparatórias é um dos originais ilustrados pela irmã Angelita. A história de vida da religiosa lhe rendeu uma homenagem especial. Em 2008, a Universidade Franciscana instituiu a Sala de Exposições Artísticas Angelita Stefani.

Fé e Gratidão

Dos registros históricos aos dias atuais, a devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças é repleta de fé e esperança. A padroeira do Rio Grande do Sul segue trazendo milhares de romeiros para Santa Maria com muitos motivos para agradecer a intercessão da Mãe Medianeira.

A história desta devoção é repleta de relatos que reforçam as manifestações de fé à Medianeira de Todas as Graças. A consolidação da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira – FACEM, que também teve sua trajetória confiada pela fé na padroeira do Rio Grande do Sul, é mais um sinal que reforça a mensagem transcrita no quadro retratado por irmã Angelita: a vontade de Deus é que recebamos tudo por Maria.

A UFN deseja a todos os romeiros, uma feliz e abençoada Romaria.