MEMÓRIA: "Marcos históricos do Bairro Nossa Senhora do Rosário" Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/04/2020

A Universidade Franciscana está presente na página Memória do Jornal Diário de Santa Maria. O espaço serve como um disseminador de lembranças trazidas pela UFN, que terão relação com o desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Os textos serão produzidos por integrantes da Universidade Franciscana.

Confira a edição de 03 de abril de 2020, com texto produzido pela professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN, Juliana Guma.

O Bairro Nossa Senhora do Rosário é um recorte espacial da cidade de Santa Maria com características peculiares no que se refere à malha urbana e histórico de ocupação. Algumas dessas características evoluem por consequência de realidades externas ao bairro, outras, devem-se a mudanças locais. Entre essas mudanças é sensível a implantação da Universidade Franciscana na porção identificada por muitos citadinos como o marco histórico do Bairro, ou seja, as proximidades da “Igreja do Rosário”.

Das pesquisas realizadas em diferentes fontes bibliográficas e muito através da história oral, é possível identificar três marcos históricos que ajudam a contar o desenvolvimento da comunidade do Rosário: em um primeiro momento a escravidão e abolição desta, posteriormente o desenvolvimento ferroviário de Santa Maria e, atualmente, as características de “bairro universitário” em função da consolidação do Conjunto III da UFN, que tem transformado a paisagem construída da região.

No caminho percorrido para conexão dos conjuntos da Universidade Franciscana pela rua Silva Jardim tem muita história sobre o Rosário. É nesta extensão, entre as ruas Floriano Peixoto e Conde de Porto Alegre que se encontram 3 significativos marcos referenciais do bairro que ajudam a contar a sua evolução: o Colégio Cícero Barreto, o Museu Comunitário Treze de Maio e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A ocupação do território que hoje identifica-se como o Bairro Nsa. Sra. do Rosário remonta à população negra e proletariados da cidade marcada pela construção de uma capela em homenagem à Virgem do Rosário, já identificada nos mapas urbanos de Santa Maria desde 1902. A igreja Nossa Senhora do Rosário, como hoje é conhecida, foi inaugurada em 1952 e é a edificação mais lembrada quando se fala sobre este Bairro.

Na mesma quadra do Conjunto II da UFN, está localizado o Museu Comunitário Treze de Maio que fica no prédio do antigo Clube Social Negro, criado em 1903, por um grupo de ferroviários negros. A transformação do clube em museu comunitário deu-se em 2001. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal e reconhecido como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do RS, em 2004. Atualmente encontra-se fechado.

Por fim, na esquina das ruas Silva Jardim e Serafim Valandro encontra-se o grupo escolar Cícero Barreto que teve seu prédio inaugurado em 1940 e até hoje é uma referência para o Bairro e para a cidade de Santa Maria, atendendo centenas de alunos do ensino fundamental ao médio e contribuindo para a identidade educacional local.

Na foto acima, a vista aérea do Bairro Nossa Senhora do Rosário na segunda metade da década de 1940. É possível observar o traçado característico do bairro, a igreja de mesmo nome e o prédio do Educandário ainda em ampliação. Observa-se ainda, a baixa ocupação do bairro, com algumas vias ainda sem pavimentação. A área da praça Hermenegildo Gabbi não estava definida. Foto de Bortolo Achutti, do Acervo Wilson Aita publicada no livro Do Céu de Santa Maria, em comemoração aos 100 anos da cidade, na página 53.

Soma-se a esta história, o prédio do Educandário São Vicente de Paula que foi construído por meio de mobilização popular e patrocínio da Mitra Diocesana no início do século XIX. A primeira parte da edificação foi concluída em 1913, as demais em 1939 e 1951, chegando até a rua Duque de Caxias, com o objetivo de abrigar um orfanato para meninas. A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis restaurou o prédio entre os anos de 2000 e 2001, que passou a abrigar atividades universitárias, atualmente, o Conjunto III da UFN.

Ainda, a partir de mudanças na legislação municipal nos últimos anos e a crescente demanda de público em busca de moradias nas proximidades da UFN, o Bairro Nossa Senhora do Rosário vem evidenciando mudanças nas suas características, como a verticalização de suas edificações e o perfil dos moradores, que acarretam transformações na sua dinâmica.

Entende-se que o conhecimento da história e memória do lugar pode promover e ampliar um sentimento de respeito às suas características, sua complexidade e suas particularidades, uma vez que essas têm potencial para modificar o espaço urbano, acolhendo as necessárias transformações e fortalecendo a apropriação dos (novos e antigos) moradores com o local.

O Projeto [com]VIDA da UFN busca histórias e imagens sobre o bairro do Rosário. Quer compartilhar suas memórias? Entre em contato pelas redes sociais @comvidaufn ou pelo e-mail juliana.guma@ufn.edu.br

Foto acima do início da década de 1950. Bem abaixo é possível ver a Rua Serafim Valandro, com as edificações do Colégio Cícero Barreto e do Museu Treze de Maio no entroncamento com a Rua Silva Jardim. No centro da foto o Colégio Franciscano Sant´Anna e a área que hoje abriga o Conjunto I da UFN. Foto da Casa Aurora, do acervo do Colégio Marista Santa Maria, publicada no livro Do Céu de Santa Maria, em comemoração aos 100 anos da cidade, na página 74.