MEMÓRIA: "Formação de professores: uma história de longa data" Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/11/2019

A Universidade Franciscana está presente, toda sexta-feira, na página Memória do Jornal Diário de Santa Maria. O espaço servirá como um disseminador de lembranças trazidas pela UFN, que terão relação com o desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Os textos serão produzidos por integrantes da Universidade Franciscana.

Confira a edição de 22 de novembro, com texto escrito pela professora Lia Margot Dornelles Viero.

Impulsionadas pelas guerras e mudanças no campo sócio-político europeu, as Irmãs Franciscanas chegam ao Brasil, a pedido do Padre Guilherme Feldhaus, superior da Ordem Religiosa dos Padres Jesuítas no Sul do Brasil, e se estabelecem no Rio Grande do Sul no ano de 1872.

A cidade de São Leopoldo (RS) passa a ser o espaço inicial da obra franciscana no Estado, através do Colégio São José, estabelecimento de ensino que foi responsável pela formação de muitas jovens na carreira do magistério.

O carisma e a proposta da Educação Franciscana se expandem, também, por outras localidades do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria (RS), além do Colégio Sant’anna, surge a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, cuja missão, inicial, foi dedicar-se à formação de professores, oferecendo cursos de licenciaturas. Neste projeto, destaca-se o trabalho das irmãs Consuelo e Felicidade, expoentes da obra franciscana, em Santa Maria, que se dedicaram à gestão dos primeiros cursos implantados.

LICENCIATURAS

No decorrer destes 64 anos, inicialmente como FIC, hoje como Universidade Franciscana, a Instituição vem formando profissionais, em diferentes áreas do saber, em consonância com diretrizes emanadas pelo Ministério de Educação e em sintonia com a filosofia e pedagogia franciscana.

Assim, pode-se dizer que a origem da Universidade Franciscana deu-se a partir da criação e oferta de diferentes licenciaturas e, posteriormente, com a abertura de novos cursos em diversas áreas do conhecimento.

No entanto, sempre houve uma preocupação das gestoras institucionais em manter cursos de formação de professores, não só em Santa Maria como em outras localidades, através de diversos convênios firmados.

No ano de 1999, municípios da região central do Estado assinaram convênio com a Instituição para a oferta de cursos de graduação, na modalidade licenciatura, com vistas a qualificar profissionais que atuavam na rede municipal de ensino sem formação acadêmica. Destes municípios, destacam-se os convênios com: Agudo, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Santa Maria, Toropi e Tupanciretã.

Para atender ao convênio, foi elaborado um projeto de curso que funcionou em regime especial, de forma que os interessados pudessem fazer sua formação concomitante com seu vínculo de trabalho. Nesse convênio foram oferecidas turmas de Geografia, História, Letras: Português e Pedagogia: Anos Iniciais. Nesse período a Instituição formou 776 alunos, conforme registro da Secretaria Acadêmica.

1970 - No registro acima, a fachada da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - FIC, em Santa Maria. A missão inicial da instituição, que deu origem à Universidade Franciscana, era formar professores.

Nesta trajetória, a Universidade Franciscana sempre acreditou que o educador contemporâneo necessita de uma sólida formação humana, científica e técnica capaz de promover uma prática pedagógica crítico-reflexiva com possibilidades de mudanças que possam instigar e promover a transformações na sociedade.