MEMÓRIA: "Filosofia: uma trajetória de formação humana e profissional" Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/11/2019

A Universidade Franciscana está presente, toda sexta-feira, na página Memória do Jornal Diário de Santa Maria. O espaço servirá como um disseminador de lembranças trazidas pela UFN, que terão relação com o desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Os textos serão produzidos por integrantes da Universidade Franciscana.

Confira a edição de 29 de novembro, com texto escrito pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFN, Prof. Marcos Alexandre Alves.

O Curso de Filosofia da Universidade Franciscana – UFN, teve sua origem na Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição – FIC, fundada em 27 de abril de 1955 e seu funcionamento foi autorizado em 25/4/1958, pelo Decreto 43.568/58. Nestes 60 anos, dedicou-se à formação de professores qualificados, mediante atitude investigativa, crítico-reflexiva, problematizadora, ética e humanizadora.

Além de formar professores e pesquisadores em Filosofia, desempenha, por meio de seu quadro docente, atividades acadêmico-formativas nos componentes curriculares denominados propedêuticos e de formação humana, contribuindo para o desenvolvimento ético, educacional e social dos estudantes de todos os cursos da UFN.

Formar professores de Filosofia no Brasil, não é tarefa fácil e implica em desafios. Muito disto se deve ao seu caráter e especificidade crítica em relação às mais variadas formas de poder e a tudo que coloca o livre pensar em questão.

No entanto, a Filosofia resistiu às mais diversas pressões e, na FIC (1958/1995), FAFRA (1995/1998), UNIFRA (1998/2018) e UFN (a partir de 2018), durante esses 60 anos, formou muitos profissionais que se destacaram na docência, na pesquisa, na gestão pública e em assessorias políticas e educacionais.

1964 | Formandos do curso de Filosofia, na então Faculdade Imaculada Conceição. Irmã Consuelo Silveira Netto (ao centro) foi paraninfa da turma.

Destaca-se que, nas duas últimas avaliações do ENADE, o curso de Filosofia, obteve o CPC 5, ou seja, a nota máxima. Muito disto deve-se à excelente infraestrutura disponível, à atualizada e flexível organização didático-pedagógica, à qualificação e o comprometimento do corpo docente.

Aliado a esses, destacam-se a metodologia de ensino reflexiva e dialógica e ao envolvimento e dedicação dos estudantes ao ensino, a pesquisa e às atividades práticas de iniciação à docência, que lhes coloca em contato com a realidade profissional e a ampliação da formação em cursos de Pós-graduação ou em outras áreas do saber.

COMPROMETIMENTO

O curso de Filosofia buscou, ao longo de sua trajetória, desenvolver uma educação interdisciplinar que proporcione, além dos conhecimentos conceituais e pedagógicos, próprios da formação acadêmica na área, o desenvolvimento de saberes essenciais à educação e ao desenvolvimento profissional.

Dessa forma, o docente na área da Filosofia não restringe a sua atuação à mera reprodução e repasse de informação, mas compromete-se com a (re) construção do conhecimento e com a tomada de decisões no mercado de trabalho, adquirindo, assim, uma percepção ampla da realidade e do conhecimento, continuamente renovados.

Inspirado no pensamento franciscano, o Curso de Filosofia privilegiou e continua privilegiando a interconexão entre os saberes e estimula a reflexão acerca do ser humano e o desenvolvimento de habilidades que promovam a comunhão e o respeito à diversidade cultural, espiritual e cientifica.

Essa formação não se restringe a informação ou a transmissão de conteúdo, mas proporciona um processo de construção contínua e integral da identidade de cada ser humano. O professor de Filosofia não é apenas um portador de vastos conhecimentos, mas aquele que constrói a sua vida à base de princípios éticos e educa o ser humano para a ciência, afetividade, espiritualidade, cuidado e respeito para com todos os seres e, sobretudo, que testemunhe uma vida integral e atue em prol da sustentabilidade da vida virtuosa e feliz.

SÍMBOLO | No registro, a flâmulada FIC, onde a filosofia é norteadora do pensamento humano, coluna mestra dotrabalho educativo da faculdade.

A Filosofia mostra que o pensamento bem fundamentado vale a pena e é uma ferramenta potente para se construir sociedades pacíficas, prósperas, justas, bem-sucedidas e humanas. Enquanto aspiração ao saber, tem a responsabilidade contribui para a perseverança, o pensamento dedutivo, a argumentação clara, a defesa das instituições e de valores partilhados e por uma educação de qualidade.